Raro solstício de verão e lua cheia em junho é o primeiro desde 1948

Coincidência só acontece de 70 em 70 anos

Milhares de pessoas juntam-se todos os anos em Stonehenge, o famoso monumento pré-histórico britânico, ver o pôr-do-sol neste que é o dia mais longo do ano. Mas este ano é é mais especial porque, pela primeira vez desde 1948, o solstício de verão e lua cheia coincidem. O fenómeno acontece esta segunda-feira, 20 de junho.

Todos os anos, por volta do final de junho, entre o dia 20 e o dia 22, o hemisfério norte vive um dia com quase 17 horas de luz.

No mesmo dia, poderá ver o nascer e o pôr-do-sol do dia mais comprido do ano e ainda olhar para a lua cheia à noite. É uma coincidência astronómica que só acontece de 70 em 70 anos.

No entanto, o solstício é mais do que apenas um fenómeno astronómico. Para muitas culturas, e por marcar o início do verão, o solstício representa um tempo de fertilidade e renovação, e é celebrado de formas diversas por todo o mundo.

Pode assistir a este fenómeno em direto a partir das 20:00 horas em Slooh.com ou em Space.com e fazer perguntas via twitter @slooh.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Almeida Moreira

Bolsonaro, curiosidade ou fúria

Perante um fenómeno que nos pareça ultrajante podemos ter uma de duas atitudes: ficar furiosos ou curiosos. Como a fúria é o menos produtivo dos sentimentos, optemos por experimentar curiosidade pela ascensão de Jair Bolsonaro, o candidato de extrema-direita do PSL em quem um em cada três eleitores brasileiros vota, segundo sondagem de segunda-feira do banco BTG Pactual e do Instituto FSB, apesar do seu passado (e presente) machista, xenófobo e homofóbico.