Fundador das motas Casal entre os condecorados por Marcelo

Presidente da República condecora sete personalidades do Norte

João Francisco do Casal, fundador da Metalurgia Casal, fabricante do tão famoso modelo Casal-Boss, é uma das sete figuras que o presidente da república homenageia hoje. Oo historiador Germano Silva, o ex-ministro Valente de Oliveira, Amândio Secca, presidente da Cooperativa Árvore, um pediatra, um empresário e um nadador salvador com 84 anos são as outras personalidades que vão receber as insígnias de Marcelo Rebelo de Sousa.

O criador das motas Casal nasceu em 1922 em Aveiro, tendo fundado na década de 1960 aquela que é considera a maior e mais importante empresa portuguesa do setor das 'duas rodas'. O empreendedor aveirense foi também pioneiro da formação profissional.

Também de Aveiro é Eduardo Raposo Rodrigues de Sousa, 84 anos, conhecido como "Atita" ou "tubarão dos mares". Figura mítica, muito acarinhada pelos aveirenses, este professor de natação dedicou-se desde cedo ao desporto e relata ter salvado mais de 30 vidas nas águas do oceano e da ria.

Germano Silva, de 85 anos, começou a ganhar a vida como marçano num retroseiro, foi operário fabril numa fábrica de fósforos e jornalista, tornou-se especialista em história do Porto e recebeu em 2016 o título de doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto.

Valente de Oliveira, de 80 anos, é um histórico social-democrata que foi cinco vezes ministro mas que se desfiliou do partido no verão para ser mandatário da recandidatura do independente Rui Moreira à Câmara do Porto

Amândio Secca preside à Cooperativa Árvore, uma instituição fundada em 1963 no Porto, pela defesa e divulgação cultural.

José Manuel Gonçalves Oliveira, diretor do serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave, tem 66 anos e distingue-se pela solidariedade, somando mais de mil consultas gratuitas por ano a crianças oriundas de famílias carenciadas.

Além de ter criado a consulta social de Pediatria no Hospital de Famalicão, direcionada para a comunidade cigana e para as famílias mais carenciadas, dedica, desde 1982, uma tarde por semana às crianças do Centro Social Padre David de Oliveira Martins, em Ruílhe, no concelho de Braga.

A imposição de insígnias do Presidente da República decorre na Câmara do Porto, numa cerimónia à porta fechada.

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

  • no dn.pt
  • Sociedade
Pub
Pub