Níveis de pólen vão estar muito elevados nos próximos dias

Preveem-se concentrações muito elevadas de pólen atmosférico em todas as regiões do continente

Os níveis de pólen vão estar muito elevados nos próximos dias em Portugal continental, informa hoje o Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Para a semana de 07 a 13 de abril, preveem-se concentrações muito elevadas de pólen atmosférico em todas as regiões do continente, enquanto para o arquipélago dos Açores e da Madeira são esperados níveis baixos.

O alerta da SPAIC vai particularmente para os pólenes de árvores como o pinheiro, plátano, carvalho, bétula e cipreste, bem como de gramíneas e das ervas urtiga e parietária.

O Boletim Polínico faz a divulgação semanal sobre os níveis de pólenes existentes no ar, obtidos através da leitura de vários postos que fazem uma recolha contínua dos pólenes, em várias regiões do país.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.