Meninas de dois anos hospitalizada em estado grave por ser vegana

A criança foi internada nos cuidados intensivos

Uma menina de dois anos foi internada e ficou vários dias na Unidade de Cuidados Intensivos devido a uma grave falta de vitaminas, que os médicos suspeitam que tenha sido causada pela dieta vegana dos pais.

A criança chegou ao hospital pediátrico Giannina Gaslini, em Génova, Itália, num estado grave. Apresentava falta de vitamina B12, níveis baixos de hemoglobina, movimentos lentos e pouca capacidade de resposta a estímulos. Além disso, segundo o jornal italiano The Local, a menina pesava muito menos do que é normal para a sua idade.

A falta de vitamina B12 no organismo pode provocar danos cerebrais irreversíveis e o caso torna-se ainda mais grave quando se tratam de crianças.

Os médicos acreditam que a dieta dos pais da menina seja a causa dos problemas de saúde que ela apresenta. Os pais são veganos e a criança foi amamentada, antes de ter adotado este tipo de alimentação, que não inclui carne ou produtos de origem animal, como leite, queijo e ovos.

No entanto, e para excluir outras hipóteses, estão a ser realizados exames genéticos para descobrir se a criança sofre de alguma doença. A menina continua hospitalizada, mas segundo os médicos está a recuperar bem e já saiu dos cuidados intensivos.

Os serviços sociais italianos já foram notificados do casos mas até ao momento os pais não enfrentam nenhuma acusação.

A associação de pediatras de Liguria, Génova, recomenda que os pais que queiram que os filhos sigam uma dieta vegana os levem ao médico regularmente. Essas crianças precisam de análises periódicas para controlar o estado de saúde e de suplementos de vitaminas.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.