Leu os Termos e Condições antes de aceitar? E se fossem em BD?

O artista Robert Sikoryak criou um Tumblr onde publica uma BD dos termos legais do iTunes

Os termos legais que é preciso aceitar para usar certos serviços tecnológicos são normalmente extensos e aborrecidos - mais fácil é ir até ao fundo da página e carregar em 'Aceitar' sem os ler de todo.

Mas o artista Robert Sikoryak, conhecido por fazer adaptações de grandes obras literárias, criou uma versão dos Termos e Condições do iTunes que talvez ajudassem a ler tudo.

Robert Sikoryak, americano de 51 anos, começou a desenhar versões em banda desenhada de cada parte dos Termos e Condições do iTunes, o programa de gestão e compra de música da Apple. E com mais uma pequena particularidade: em cada uma das 49 páginas da BD, Sikoryak aplicou um estilo de um cartoonista conhecido.

O protagonista de cada página dos Termos e Condições é sempre uma caricatura de Steve Jobs, lendário fundador e porta-voz da Apple, que, com a sua barba por fazer, óculos redondos e camisola preta de gola alta, entra nos estilos e mundos de Tintin, ou Calvin & Hobbes, ou Super-Homem.

O texto, por sua vez, é sempre o mesmo: o dos Termos e Condições do iTunes, sem alterações, cortes nem recortes. É nessa parte que Robert Sikoryak não tira liberdades criativas: "Para cancelar a sua encomenda, terá de informar-nos da sua decisão. Para assegurar o processamento imediato, recomendamos que utilize a opção Comunicar um problema para cancelar todos os itens, à exceção do Serviço Apple Music, iTunes Match e Ofertas do iTunes e Contas de mesada não resgatadas diretamente adquiridas à Apple. Os itens excecionados podem ser cancelados contactando o Suporte do iTunes". Se parece chato, experimente com a banda desenhada, no site iTunes Terms and Conditions: The Graphic Novel.

Ler mais

Exclusivos