Exercício militar acaba com chuva de veículos de combate

Ninguém ficou ferido, mas os três veículos, largados do ar com paraquedas que falharam, ficaram totalmente destruídos

O exército dos Estados Unidos abriu uma investigação a um acidente que entretanto, graças a um vídeo partilhado no Facebook, se tornou viral. Um exercício militar na zona de treino norte-americana de Hohenfels, na Alemanha, terminou com três veículos militares, de modelo Humvee, a despenharem-se no solo e ficarem completamente destruídos.

O exercício que, segundo o jornal especializado The Army Times, teve lugar no dia 11 de abril, tinha como objetivo testar técnicas de entrega, pelo ar, de equipamento militar a zonas remotas, e foram efetuadas 150 descargas nesse dia. No entanto, no caso de três dos veículos militares que foram largados, os paraquedas falharam e estes despenharam-se. Um vídeo filmado no local, que foi partilhado por uma página de Facebook dedicada a momentos engraçados do exército americano, já foi visto mais de um milhão de vezes.

De acordo com o porta-voz do exército norte-americano Juan Martínez, que falou ao Army Times, o exército iniciou uma investigação para perceber como é que estes três veículos se soltaram dos seus paraquedas. Ninguém ficou ferido no incidente.

Imagens do estado dos veículos foram ainda colocadas no Twitter, embora a veracidade destas não esteja confirmada por fonte oficial do exército.

Juan Martínez afirmou que não sabe quem gravou o vídeo que se tornou viral, e que ainda não foi decidido se seria tomada alguma ação disciplinar contra os responsáveis. "O vídeo não apaga o trabalho e o esforço dos aliados e parceiros que participaram na missão Saber Junction 16", afirmou Martínez.

Ler mais

Exclusivos