Europa e Rússia querem instalar estação permanente na Lua

Missão conjunta da ESA e da Roscosmos, a Luna 27, prevista para 2020 vai estudar o polo sul da Lua

Enquanto a NASA parece estar focada em Marte - os Estados Unidos já colocaram a meta para uma viagem tripulada ao Planeta Vermelho em 2030, daqui a 15 anos - Europa e Rússia voltam a olhar para a Lua e, em colaboração, ao que tudo indica, apostam numa missão robotizada para um horizonte de cinco anos, cujo objetivo é preparar a instalação de uma futura estação permanente no satélite natural da Terra.

A missão robotizada, a Luna 27, ainda vai precisar no próximo ano do OK final dos países que integram a ESA, a agência espacial europeia, mas no terreno já há equipas a trabalhar nos sistemas que vão permitir à Luna 27 aterrar no sítio certo do Polo Sul da Lua, para aí procurar, medir e quantificar os recursos que um dia vão ser necessários para que os primeiros astronautas - e cosmonautas (da Rússia) e, quem sabe, também taikonautas (da China)- possam instalar-se e viver.

Por enquanto, uma estação permanente na Lua soa a filme, mas essa é justamente uma das propostas do novo diretor-geral da ESA, o alemão Johann-Dietrich Woerner, que ali chegou no início de julho deste ano. Até aí líder da agência espacial alemã, Johann-Dietrich Woerner não levou muito tempo para falar da sua visão para a ESA.

"Devemos olhar para o futuro, para lá da ISS [ a estação espacial internacional]", afirmou à BBC, a 13 de julho. "Devíamos procurar ter uma nave mais pequena para a investigação em microgravidade, na órbita baixa terrestre, e proponho um núcleo habitado no lado mais distante da Lua", esclareceu o novo patrão da ESA, explicando que "não se trata apenas de umas quantas habitações, de uma igreja e uma câmara municipal, mas de parceiros de todo o mundo contribuindo para esta comunidade com tecnologias de robótica, missões de astronautas e satélites de comunicação".

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

  • no dn.pt
  • Sociedade
Pub
Pub