Parece uma onda gigante. E caiu dos céus

Tem um nome invulgar a espetacular nuvem 'prateleira'. Veja o vídeo

Uma impressionante formação meteorológica - conhecida em inglês como shelf cloud, ou, numa tradução literal, nuvem prateleira - atraiu atenções em Sydney, na Austrália, esta sexta-feira. Como conta a CNN, alguns habitantes viram a nuvem a aproximar-se da famosa praia de Bondi, numa formação plana e com um movimento rápido.

"Parecia uma grande onda a vir do fundo do oceano", disse à CNN uma testemunha, Hannah Murphy. "As pessoas estavam a sair à rua para fotografar a nuvem".

"Acho que Sydney aperfeiçoou a shelf cloud", escreveu Will Reid, que publicou no Twitter um dos vídeos da tempestade que foi mais reproduzido nos media internacionais.

A nuvem de tempestade trouxe com ela uma grande humidade no ar e ventos quentes, e quando atingiu a praia começou a chover e a trovejar.

Habitualmente, as shelf clouds formam-se quando uma camada de ar mais quente se eleva atravessando uma camada de ar mais frio, fazendo com que condense rapidamente.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Saúde

Empresa de anestesista recebeu meio milhão de euros num ano

Há empresas (muitas vezes unipessoais) onde os anestesistas recebem o dobro do oferecido no Serviço Nacional de Saúde para prestarem serviços em hospitais públicos carenciados. Aquilo que a lei prevê como exceção funciona como regra em muitas unidades hospitalares. Ministério diz que médicos tarefeiros são recursos de "última instância" para "garantir a prestação de cuidados de saúde com qualidade a todos os portugueses".