Elvira Fortunato premiada pela Academia Europeia das Ciências

Medalha Blaise Pascal da ciência dos materiais é entregue à investigadora portuguesa no dia 19 de novembro, em Bruxelas

A investigadora Elvira Fortunato foi distinguida pela Academia Europeia das Ciências com o prémio Blaise Pascal Medal for Materials Science 2016. O galardão será entregue à professora e investigadora da Universidade Nova de Lisboa numa cerimónia que terá lugar em Bruxelas, a 19 de novembro.

Com esta distinção, "em reconhecimento dos contributos" da investigadora "para a ciência e a tecnologia e a promoção da excelência na investigação e educação", Elvira Fortunato ganha também o estatuto de Fellow daquela academia.

Já este ano a investigadora portuguesa - juntamente com Rodrigo Martins, que dirige o Departamento de Materiais, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa - foi nomeada para o Prémio Europeu Inventor 2016, pelo Instituto Europeu de Patentes.

O grupo de Elvira Fortunato é um dos três finalistas designados para este prémio na categoria de Investigação, pela invenção dos transístores de papel, que têm "o potencial de aplicar a tecnologia eletrónica "inteligente" a áreas completamente novas do dia-a-dia", justificou o Instituto Europeu de Patentes. O vencedor será conhecido a 9 de junho.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

"Gilets jaunes": se querem a globalização, alguma coisa tem de ser feita

Há muito que existe um problema no mundo ocidental que precisa de uma solução. A globalização e o desenvolvimento dos mercados internacionais trazem benefícios, mas esses benefícios tendem a ser distribuídos de forma desigual. Trata-se de um problema bem identificado, com soluções conhecidas, faltando apenas a vontade política para o enfrentar. Essa vontade está em franco desenvolvimento e esperemos que os recentes acontecimentos em França sejam mais uma contribuição importante.