Eleição das 7 Maravilhas começa na gala das Aldeias Ribeirinhas

Em cada gala transmitida pela RTP são apuradas duas aldeias finalistas, após votação através de chamadas telefónicas

Aldeia da Luz, Dornes, Escaroupim, Furnas, Santa Clara-a-Velha, Sete Cidades e Vilarinho de Negrões são as sete aldeias a concurso, hoje, a partir das 21.15, na Gala das Aldeias Ribeirinhas, que será transmitida pela RTP. A votação das 49 aldeias pré-finalistas das 7 Maravilhas de Portugal começa em Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira, e conta com a participação dos artistas Tatanka dos The Black Mamba e Raquel Tavares.

Esta será a primeira de sete galas eliminatórias, dedicadas às diferentes categorias, sendo as aldeias votadas apenas durante o decorrer do evento, que dura cerca de duas horas, por chamadas telefónicas. Em cada gala são apuradas duas aldeias finalistas, que seguem para a fase final de votação (de 27 de agosto a 3 de setembro).

Para mentor musical do projeto, a Produtora Tavolanostra escolheu Tatanka, vocalista dos The Black Mamba, que, ao longo das galas, irá proporcionar momentos acústicos "únicos e intimistas" com os artistas convidados. Em Santa Clara-a--Velha, será a fadista Raquel Tavares a subir ao palco.

De acordo com a organização das 7 Maravilhas, "estão reservados outros momentos especiais em cada noite, com a interpretação conjunta de temas da música tradicional portuguesa, com a presença de artista ou grupo de cada região". Abordagens marcadas "pela simplicidade, momentos de dança contemporânea, serão instantes de tributo à essência das nossas gentes e à beleza do nosso território".

Depois do património histórico, da natureza, da gastronomia, das praias e das construções portuguesas edificadas além-fronteiras, o foco das 7 Maravilhas são agora as aldeias. Após um primeiro evento dedicado às Ribeirinhas, segue-se a gala de Paderne, a 16 de julho, com as Aldeias Rurais, e Azenhas do Mar, no dia 23, com as Aldeias de Mar. A gala das Aldeias Remotas está marcada para o dia 30, em Branda da Aveleira, e a das Aldeias Autênticas acontece em Podence, no dia 6 de agosto. Monsanto recebe a gala das Aldeias Monumento, a 13 de agosto, e Porto Martins, na ilha Terceira, a gala das Aldeias em Áreas Protegidas, a 20 de agosto.

No dia 27 de agosto, a RTP transmite um programa dedicado às 14 aldeias apuradas, seguindo-se uma semana de votações. É no Piódão, a 3 de setembro, que as eleitas serão conhecidas.

Nas próxima galas, os artistas convidados são Os Azeitonas, António Zambujo, Áurea, Mariza Liz, The Black Mamba, Ana Bacalhau, Lúcia Moniz e Luísa Sobral. Performances que pretendem retratar, "de forma abstrata, as vivências, a diversidade, a essência, a beleza e o orgulho pelo nosso território", mostrando "a aldeia como local vivo".

Ler mais

Exclusivos