Dois dos 50 melhores restaurantes de São Francisco são portugueses

Os restaurantes portugueses "Uma Casa" e "A Tasca" estão entre os 50 melhores restaurantes de São Francisco, na Califórnia, segunda uma lista realizada pela revista "Wine & Spirits" na sua mais recente edição.

"Quando o chefe Telmo Faria abriu 'Uma Casa' em janeiro de 2017, tornou-se - de forma notável - o primeiro restaurante português de São Francisco", refere-se na revista.

Os autores da lista notam que "salvo duas exceções californianas, todos os vinhos da carta vêm de Portugal" e que a responsável pela garrafeira, Nora Furst, "vai muito além dos Portos, tintos do Douro e Vinho Verde, com regiões menos conhecidas como a Bairrada, Dão e Alentejo a dominar a garrafeira".

O espaço, de 75 lugares, fica no bairro de Noe Valley e inclui elementos portugueses, como azulejos, mas numa abordagem moderna.

"Não queria que fosse uma visão Disneylândia do que é Portugal", explicou Telmo Faria à agência Lusa na altura da abertura.

Quanto ao "A Tasca", que fica a norte da cidade de São Francisco, em Sonoma, a revista nota que está "completa com bastante vinho verde para aguçar o apetite e Alvarinho para acompanhar o bacalhau."

"Existem tintos leves de Lisboa para o chouriço e tourigas do Douro para um assado de cabrito", acrescenta.

A Tasca é propriedade do 'chef' Manuel Azevedo, que abriu o espaço no ano passado para oferecer uma versão mais descontraída e acessível do LaSalette, o restaurante português que tem na mesma cidade.

Sobre a lista, a revista diz que "uma grande carta de bebidas tem o poder de transformar um bar ou restaurante satisfatório em algo realmente excitante" e que os 50 locais escolhidos "surpreendem e deleitam consistentemente, abrindo novos mundos de sabor que acompanham aquilo que tem no prato."

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Almeida Moreira

Bolsonaro, curiosidade ou fúria

Perante um fenómeno que nos pareça ultrajante podemos ter uma de duas atitudes: ficar furiosos ou curiosos. Como a fúria é o menos produtivo dos sentimentos, optemos por experimentar curiosidade pela ascensão de Jair Bolsonaro, o candidato de extrema-direita do PSL em quem um em cada três eleitores brasileiros vota, segundo sondagem de segunda-feira do banco BTG Pactual e do Instituto FSB, apesar do seu passado (e presente) machista, xenófobo e homofóbico.

Premium

Rosália Amorim

"Sem emoção não há uma boa relação"

A frase calorosa é do primeiro-ministro António Costa, na visita oficial a Angola. Foi recebido com pompa e circunstância, por oito ministros e pelo governador do banco central e com honras de parada militar. Em África a simbologia desta grande receção foi marcante e é verdadeiramente importante. Angola demonstrou, para dentro e para fora, que Portugal continua a ser um parceiro importante. Ontem, o encontro previsto com João Lourenço foi igualmente simbólico e relevante para o futuro desta aliança estratégica.