Dê (com o Google) as boas vindas à primavera. E às alergias

Equinócio da primavera aconteceu às 4:30 deste domingo

Este é o ano que a estação das flores chega mais cedo em mais de um século. É preciso recuar 120 anos para que o equinócio da primavera seja registado tão cedo.

Este primeiro equinócio do ano marca o início da primavera no hemisfério norte - e o outono do outro lado do mundo. Com esta estação, símbolo também de fertilidade e renascimento, surgem as flores das árvores e consequentemente, para desconforto de muitos, a polinização. Que é como quem diz: aí vêm as alergias outra vez.

Isso mesmo lembra o motor de busca Google na sua página de entrada, que trocou o tradicional logotipo por um 'doodle' (pequeno desenho, neste caso animado) alusivo à época.

Foi precisamente às 4:30 (hora de Lisboa) que o Sol, no seu movimento aparente, se "coloca" paralelo ao equador, o que faz com que este domingo tenha sensivelmente a mesma duração de dia e noite.

Não confunda, no entanto, este momento geográfico com a mudança da hora, para o horário de verão - que é uma mera convenção. Esta só acontecerá no próximo fim de semana (por coincidência, este ano o da Páscoa).

Ler mais

Exclusivos