Corte de eucaliptos no recinto fecha escola até segunda-feira

Corte tem ocupado o recinto da escola

EB D. Pedro Varela tem 47 árvores no recinto. Segurança dos alunos durante o processo de corte levou a adiar aulas

O corte de eucaliptos no recinto da escola, levou a direção da E.B. D. Pedro Varela (Montijo) a adiar o início das aulas para a próxima segunda-feira, 18 de setembro. Em causa, está a circulação em segurança dos alunos, funcionários e professores enquanto decorre o corte das árvores.

A direção da escola, que não quis explicar ao DN porque só agora estavam a ser cortados os eucaliptos, adiantou em comunicado disponível na sua página da internet, que o adiamento das atividades letivas decorre "do parecer da Proteção Civil" e "tem em conta a perigosidade de corrente do abate de árvores em si mas também da movimentação de maquinaria pesada no recinto".

Ao DN, a vereadora da educação da Câmara Municipal do Montijo, Maria Clara Silva, explicou que a direção da escola tomou posse em junho, tendo pedido depois uma avaliação das árvores à proteção civil. "O parecer foi de que os eucaliptos teriam que ser removidos. Apresentavam risco de cair, o interior dos troncos estava oco, tinham atingido um tamanho que não apresentada segurança", justificou a vereadora. Depois deste passo, a escola teve de acertar o abate com o Ministério da Educação e decidir quem fazia o trabalho, acrescentou Maria Clara Silva. Os trabalhos começaram na semana passada e acabaram por ser mais demorados do que se previa porque "teve de ser um corte minucioso, porque estavam em cima dos pavilhões e o corte tem que ser faseado", apontou. Ao todo, o recinto tem 47 eucaliptos.

Até amanhã espera-se que o trabalho esteja concluído e que sejam feitos já os trabalhos de limpeza. "Optou-se por solicitar à Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares para que as aulas fossem adiadas e só se iniciassem com todas as condições de segurança garantidas", referiu a responsável pelo pelouro da educação da autarquia local.

Apesar do adiar das aulas, a apresentação dos alunos do 5.º ano decorreu no dia 12, tal como estava previsto.

Relacionadas

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular

  • no dn.pt
  • Sociedade
Pub
Pub