Burlas. Cuidado com aluguer de casas de férias

Deco alerta para casos em que o imóvel não existe. PSP pede muito cuidado

A Deco e a PSP alertam para os perigos dos arrendamentos de casas de férias, principalmente quando efetuados na internet. Ingride Pereira, jurista do gabinete de apoio ao consumidor da Deco, lembrou ontem que "todos os anos no verão recebemos dezenas de queixas relacionadas com burlas no arrendamento de casas de férias. A internet é um excelente meio de divulgação e marcação das férias, mas devemos ter alguns cuidados sobretudo quando temos de fazer algum pagamento".

A Associação de Defesa do Consumidor tem recebido queixas em que a casa arrendada não existe e a pessoa que fez, e pagou, a reserva perde o dinheiro, ou que a casa não corresponde ao anunciado. Os preços baixos podem ser indicadores de alerta, afirmou a jurista. Em casos de dúvida o consumidor deve pedir dados sobre o imóvel de forma a confirmar se o arrendatário é mesmo o proprietário e o pagamento só deve ser feito após pesquisar se já existem queixas sobre aquele proprietário, ou contactar o condomínio para saber se o anunciante é de facto o dono do imóvel. Deve-se verificar se o titular do pagamento corresponde ao anunciante, e contactá-lo frequentemente para verificar se o telemóvel ainda está ativo, aconselha a Deco.

Também a PSP pede para que a atenção seja reforçada quando se trata de arrendamento online. Esta força de segurança sublinha que em casos de suspeita de que algo não está correto não se deve fazer qualquer pagamento. Aconselha a que se procure anúncios em fontes que confirmem os dados anunciados - como jornais ou empresas de classificados -, que se desconfie de baixos preços ou de falta de informações sobre o anunciante.

São várias as reclamações registadas no Portal da Queixa sobre burlas nos arrendamentos para férias. A maioria diz respeito a aluguer de apartamentos na zona do Algarve, com o interessado a pagar parte do valor. Após o pagamento, os contactos dos proprietários ficam indisponíveis.

Situações como esta estão contadas no Portal da Queixa, um site onde se pode, por exemplo, denunciar casos de burlas. Numa dessas exposições é explicado que o autor da queixa fez "uma reserva via OLX para o aluguer de um apartamento na Praia da Rocha. Paguei a taxa de pré-reserva com a garantia que iria ser enviado um comprovativo, que não foi recebido. Todos os contactos ficaram indisponíveis". Um outro caso refere-se a um aluguer no Algarve. "Entrei em contacto com o anunciante e paguei a reserva. Foi-me informado que iria receber a reserva, o que nunca aconteceu. Tentei várias vezes entrar em contacto com a anunciante e nunca tive resposta. Entrei em contacto com o empreendimento, e foi-me informado de que não tinha nenhuma reserva em meu nome, e já tinham várias queixas idênticas à minha", escreveu o queixoso.

O Relatório de Segurança Interna de 2016 dá conta de que no ano passado houve um registo de 8448 casos de burla informática e nas comunicações - mais 618 casos do que em 2015 -, não especificando casos de burlas com arrendamentos.

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