Banhistas surpreendidos por voo rasante da Força Aérea junto à praia

Missão de treino foi filmada e partilhada nas redes sociais por múltiplas pessoas que aproveitavam o dia na praia

Os banhistas que, à hora do almoço desta quinta-feira, aproveitavam o sol na praia de Costa Nova, na zona de Aveiro, foram surpreendidos pelo voo rasante de um avião P-3C Orion da Força Aérea Portuguesa.

Segundo disse ao DN Rui Roque, porta-voz e chefe do Gabinete de Relações Públicas da Força Aérea, era uma missão de treino de fiscalização das atividades piscatórias, cujo objetivo era recolher informação sobre as embarcações que aí praticavam pesca costeira.

Ainda que rotineira, a missão assustou alguns banhistas que partilharam nas redes sociais vídeos do voo rasante que, por duas vezes, passou na praia. Outras praias na proximidade de Mira terão também tido direito a este espetáculo inesperado.

De acordo com o responsável, este é um exercício comum realizado em benefício da Direção Geral das Pescas. A baixa altitude e proximidade da costa é habitual, mas pode, sublinha o porta-voz, também ter sido proporcionada pela reduzida visibilidade (resultante da bruma e de algum fumo dos inúmeros fogos que atualmente afetam o norte de Portugal.)

O porta-voz da Força Aérea acrescentou que os requisitos de segurança do voo que se realizou entre Ovar e Aveiro foram cumpridos.

Ler mais

Exclusivos