Asteroide de 5 km passou esta noite próximo da Terra

O 3200 Phaethon, descoberto a 11 de outubro de 1983, é o terceiro maior objeto próximo do nosso planeta que a NASA classifica como "potencialmente perigoso".

Um asteroide com cinco quilómetros de diâmetro vai passar esta noite a 10,3 milhões de quilómetros da Terra, o mais próximo que está do nosso planeta em 45 anos.

O 3200 Phaethon, que foi descoberto a 11 de outubro de 1983, é o terceiro maio objeto próximo do nosso planeta que a agência espacial norte-americana (NASA) classifica como "potencialmente perigoso". E um dos que mais se aproxima do Sol. Daí o seu nome. Phaethon, na mitologia grega, é o filho de Helios (o deus Sol) que um dia conduziu a carruagem do pai, perdeu o controlo dos seus cavalos e quase incendiou a Terra.

A Slooh transmitiu a aproximação em direto.

Acredita-se que o 3200 Phaethon seja o responsável pela chuva de estrelas Gemínidas, cujo pico de atividade foi no dia 14 de dezembro.

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.