Feriados. As 'pontes' que ainda pode gozar em 2016

Dos dez feriados que ainda faltam gozar, quatro serão numa quinta ou numa terça-feira

DN
© REUTERS/RANDALL HILL

No dia em que o primeiro-ministro António Costa participou na cerimónia pública que assinalou, de forma simbólica, a reposição dos quatro feriados que tinham sido suspensos pelo Governo anterior - Corpo de Deus (26 de maio), Implantação da República (5 de outubro), Dia de Todos os Santos (1 de novembro) e Restauração da Independência (1 de dezembro) - o DN recorda-lhe aqueles que ainda estão por gozar este ano e que até podem oferecer um fim de semana prolongado.

Em 2016, ano bissexto, além dos quatro feriados agora repostos, poderá ainda gozar mais seis até ao final do ano. E destes, três são encostados ao fim de semana, prolongando o descanso por mais um dia; já quatro dos feriados são perto de sábado ou domingo, oferecendo a possibilidade de uma "ponte".

Com um circulo estão marcados os feriados e retângulos as 'pontes'DN

O Corpo de Deus - a 26 de maio - será numa quinta-feira, permitindo 'ponte' na sexta, por exemplo. O mesmo acontecerá com o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, que calha numa terça-feira, e poderá fazer esticar o fim de semana, bem como os dois feriados de dezembro, o Dia da Restauração da Independência (a 1 de dezembro) e o Dia da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro: estes dois últimos assinalam-se numa quinta-feira, o que permitirá aos trabalhadores usufruir de quatro dias seguidos de descanso se não trabalharem na sexta.