Bola de fogo sobre o céu dos EUA. Era lixo espacial chinês

A reentrada na atmosfera da Terra de um foguetão de seis toneladas deu um espetáculo raro

DN
A surpreendente Fireball (bola de fogo) que caiu sobre Utah, Nevada, Colorado, Idaho e California© Matt Holt(twitter)

Um pedaço gigante de um foguetão Longa Marcha lançado pela China recentemente caiu na Terra na passada noite de 27 de julho, criando um espetacular rasto no céu que deixou os observadores do oeste dos Estados Unidos de queixo caído.

A bola de fogo surpreendente - que se foi quebrando em pedaços brilhantes, como se pode ver no vídeo publicado no twitter por Mat Hotl, um observador que presenciou o momento - iluminou os céus de Utah, Nevada, Colorado, Idaho e Califórnia às 21:40 locais, 00:40 em Portugal continental.

Segundo o astrónomo Jonathan McDowell do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, um foguetão de seis toneladas atinge a atmosfera da Terra a cerca de 29.000 quilómetros por hora.

"Até agora, em 2016, houve 25 reentradas de objetos de uma tonelada ou mais. Mas objetos de cinco toneladas ou mais como este são raros", disse McDowell na noite passada através da sua conta no Twitter.

A China desenvolveu o foguetão Longa Marcha 07, em parte, para ajudar a construir a estação espacial que quer ter em funcionamento até ao início do ano 2020.

Em 25 de junho, no primeiro voo, o Longa Marcha 07 levou ao espaço o protótipo de uma cápsula para tripulação e várias experiências tecnológicas, anunciaram as autoridades chinesas.