Alerta para fenómenos extremos de vento e chuva forte

Proteção Civil anuncia que se prevê que as condições meteorológicas se agravem nos distritos de Faro, Beja e Setúbal

A partir desta tarde prevê-se que as condições meteorológicas se agravem nos distritos de Faro, Beja e Setúbal devido à possibilidade de precipitação forte e fenómenos extremos de vento, informa a Autoridade Nacional de Proteção Civil. Num aviso à população, o organismo alerta ainda para a ocorrência de precipitação forte e para a possibilidade da ocorrência de cheias rápidas.

Segundo a Proteção Civil, as condições meteorológicas deverão agravar-se nestes três distritos "devido à possibilidade de precipitação forte e fenómenos extremos de vento motivados por células convectivas que se poderão formar a nível local". O organismo adianta ainda que na tarde de hoje existe a possibilidade de ocorrência desses fenómenos extremos de vento nas serras algarvias.

Para amanhã prevê-se que os valores de precipitação possam atingir valores de 10 mm/hora a 20 mm/hora, em particular na parte da tarde. No distrito de Faro, com preia-mar às 17:02, a agitação marítima poderá chegar a ondas de dois metros. Por isso, há possibilidade de inundações nas zonas historicamente vulneráveis, alerta a Proteção Civil.

O organismo diz que é de esperar a formação de lençóis de água nas estradas e alerta para a possibilidade de cheias rápidas em meios urbano por acumulação da água das chuvas ou insuficiência dos sistemas de drenagem e de inundações por transbordo das linhas de água nas zonas históricas mais vulneráveis.

Exclusivos