Afinal a Terra é plana para este rapper... e ninguém o convence do contrário

Nem Neil deGrasse Tyson, apresentador do programa 'Cosmos', consegue convencer B.o.B que a Terra é redonda

"Estou a ir contra os maiores mentirosos da história... vocês foram tremendamente enganados." Este é um dos muitos tweets que Bobby Ray Simmons, rapper conhecido como B.o.B, no qual defende que a Terra é plana, garantindo que não faltam provas disso mesmo. Aliás, publicou mesmo algumas dessas "provas" no Twitter.

As suas afirmações já originaram uma hashtag - #earthisflat - e B.o.B garantiu num dos tweets que não está maluco e que não está "a usar nada mais forte que erva". Inevitavelmente já chamou a atenção, inclusivamente de Neil deGrasse Tyson, o famoso astrofísico que apresenta o programa da National Geographic Cosmos.

"Não há forma de ver todas as provas e não saberem... Cresçam", escreveu B.o.B. E quais são as provas? O rapper diz que a Terra não tem curvatura e dá exemplos, como se o planeta fosse redondo locais mais longínquos ou marcos históricos em cidades ficariam escondidos a determinada distância.

Um exemplo mais específico. B.o.B relatou que estava num avião no mesmo momento em que Felix Baumgartner saltou da estratosfera. "O piloto disse-nos para olhar para a janela. A cinco milhas [oito quilómetros] para a esquerda estava o balão [que transportou Baumgartner]." Continuou descrevendo que a altitude era a mesma e garantiu: "Não havia curva... ainda que as imagens deles mostre outra coisa."

O astrofísico Neil deGrasse Tyson tem tentado refutar as alegadas provas que B.o.B tem publicado na rede social, mas não teve sucesso, com o rapper a continuar fiel às suas ideias, desafiando, por exemplo a alguém apresentar uma fotografia do planeta Terra que não tenha sido tirada pela NASA. Desafio que não é particularmente difícil, bastando para isso ir ao site da Agência Espacial Federal Russa, onde não faltam imagens.

Neil deGrasse Tyson acabou por escrever que apesar do rapper americano ter regredido cinco séculos no raciocínio, "não significa que não possamos continuar a gostar da sua música". B.o.B responde:" Por que razão não é possível medir a curvatura da Terra em nenhum lado na natureza? Porque é que só a NASA tem fotografias da curvatura? Tu és maçom?"

Num tweet colocado esta terça-feira, o rapper partilha uma música chamada Fatline, que inclui Tyson a explicar o formato da Terra.

Quanto a outras reações, B.o.B parece já ter conseguido convencer algumas pessoas, mas também tem sido criticado.

Exclusivos