A43 e A28 cortadas em Gondomar e Vila Nova de Cerveira

A43 cortada desde as oito da manhã. A28 está encerrada há mais de dez horas em Gondarém

As autoestradas 43 e 28, nos distritos do Porto e Viana do Castelo, continuam hoje cortadas ao trânsito nos dois sentidos, devido aos incêndios na região, segundo um balanço da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Em comunicado, a GNR adiantou que a A28 está cortada nos dois sentidos entre os quilómetros 70 e 99 desde as 22:00 de terça-feira, na zona de Gondarém, concelho de Vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo, devido a um incêndio.

A GNR recomenda aos automobilistas que utilizem como alternativa a Estrada Nacional (EN) 13.

Também cortada nos dois sentidos continua a A43, também conhecida como IC29 ou via rápida de Gondomar, no distrito do Porto.

Esta autoestrada está cortada entre os quilómetros 07 e 12 devido ao fogo em Jovim, no concelho de Gondomar.

A GNR adiantou também que estão cortadas ao trânsito nos dois sentidos a EN230 perto de Águeda, distrito de Aveiro, e a EN231, perto da localidade de Soalhães.

No que diz respeito à EN231, a GNR recomenda como alternativa a variante à EN211 (ligação regional do Douro-Norte e Tâmega).

No comunicado, a GNR apelou aos cidadãos que se abstenham de praticar atividades consideradas de risco, como a realização de fogo junto a áreas florestais, e que sigam as indicações das autoridades que se encontram no terreno.

A GNR aconselha também os cidadãos a evitar a colocação de veículos nas vias utilizadas pelas viaturas de socorro, para não prejudicar o acesso aos locais de combate, e a não se deslocarem às zonas dos incêndios, se não estiverem envolvidos no combate.

Às 11:00 de hoje, segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), os maiores incêndios ativos eram os de Arouca, que está a ser combatido por 213 operacionais, com o apoio de 49 veículos e três meios aéreos, e o de Águeda, que mobilizava 304 bombeiros, com o auxílio de 90 meios terrestres e cinco meios aéreos.

Exclusivos