Holanda é o país onde menos se lavam as mãos depois de ir ao WC

Apenas 56% dos holandeses passa no lavatório. Em Portugal, os números não envergonham

Um relatório da Gallup International, uma das maiores empresas de sondagens a nível global, revela quais são os países onde está mais - e menos - enraizado o saudável hábito de lavar as mãos após uma visita à casa de banho.

Os resultados são surpreendentes: na Holanda, por exemplo, apenas 50% dos cidadãos tem o cuidado de lavar as mãos com água e sabão depois de usar o WC. Os holandeses são, efetivamente, o povo europeu que menos se preocupa com este gesto de higiene, ao contrário dos naturais da Bósnia Herzegovina, onde 96% dos cidadãos não sai da casa de banho sem passar pelo lavatório. Logo a seguir à Bósnia vem a Moldávia, com uma taxa de 94%, e Portugal segue-se num honroso terceiro lugar: 85% dos portugueses preocupam-se e têm este gesto de higiene. Com a mesma taxa de Portugal surgem ainda a Turquia e a Grécia.

No caso português, os números parecem melhorar a cada ano, mas a Direção-Geral de Saúde tem contribuído de forma decisiva, através de uma campanha que sensibiliza para a necessidade de lavar as mãos e, assim, prevenir os contágios microbianos.

Longe de serem exemplares na higiene estão outros países do Mediterrâneo, como a Itália (onde apenas 57% dos inquiridos admitiu o gesto), França (com 62%) e Espanha (com uma taxa de lavagem das mãos a rondar os 61%).

O relatório da Gallop indica ainda que, a nível global, uma em cada três pessoas não lava as mãos de forma adequada depois de ir ao WC. O estudo, que inquiriu um total de 62 398 pessoas de todo o mundo, encontrou diferenças significativas de região para região. Na China e no Japão, por exemplo, o número de cidadãos que, automaticamente, passa as mãos por água e sabão depois da casa de banho, ronda os 23% e os 30%, respetivamente.

Fazendo eco destes resultados, o jornal britânico The Independent assinala, no entanto, que nem sempre os dados são fiáveis: um estudo de 2011 concluiu que ainda que 95% dos britânicos garantissem lavar as mãos depois do WC, apenas um décimo o fazia na verdade.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG