Noite de Super Lua. Há quase 70 anos que não víamos a lua assim

O que há de especial na lua cheia desta noite? Um guia para perceber a "Super Lua extrema"

Nasceu às 17:50 e é a maior Super Lua desde 1948. Não haverá outra assim até 2034. Mas o que é este fenómeno que nos põe a olhar para o céu?

Os astrónomos chamam Super Lua a uma lua cheia que ocorre quando o satélite está mais próximo da Terra, ou seja, no perigeu da sua órbita. Isto acontece porque a órbita da Lua à volta da Terra não é um círculo, o que faz com que a distância varie - dos 405 mil e 363 mil km. Assim, o diâmetro aparente de uma Super Lua é entre 13% e 14% maior do que o de uma Lua Cheia no apogeu da órbita, com um consequente aumento de brilho entre 29% e 30%.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), a conjugação dos dois fatores (Super Lua com desfasamento pequeno e perigeu mínimo) leva à ocorrência de uma Super Lua "extrema", a maior e mais brilhante dos últimos 68 anos". Esta segunda-feira, às 11.21, a Lua passou a cerca de 356 509 km do nosso planeta, uma distância que não se vai repetir tão cedo sendo ao mesmo tempo lua cheia - aliás, até 2034.

Já agora, o termo Super Lua foi cunhado por um astrónomo norte-americano nos anos 70 do século passado e, apesar da resistência inicial da comunidade científica, parece ter pegado na divulgação.

Qual a melhor hora e o melhor local para ver?

Em Portugal continental só foi possível ver o fenómeno a partir das 17.50, altura em que a Lua cheia nasceu nos céus. E esta será a melhor hora para apreciar o fenómeno, já que a lua parece maior quando está junto ao horizonte, uma ilusão ótica que resulta pelo menos em boas fotografias. A lua cheia de ontem já ofereceu um bom espetáculo.

Por outro lado, deve procurar ter o horizonte desimpedido na direção NE, pois a lua nasce com o azimute 108º contado de Sul para Este. Por exemplo, em Lisboa, um sítio bom para se observar o fenómeno é no Parque das Nações, junto à Torre Vasco da Gama, diz o OAL. No Porto vale a pena procurar um sítio alto com a vista para NE desimpedida, mas é possível que no Norte do país seja mais difícil, já que as previsões meteorológicas apontam para alguma nebulosidade.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG