Fim de semana com temperaturas acima dos 30 graus e aumento do risco de incêndio
Estão previstas máximas em Portugal continental "entre os 25 e os 33 graus, podendo até pontualmente ser superiores em algumas regiões do interior do Alentejo", diz o IPMA. O calor vai manter-se na próxima semana.
As temperaturas máximas vão ultrapassar os 30 graus Celsius em muitas regiões de Portugal continental durante o fim de semana, prevendo-se um aumento do risco de incêndio, disse à Lusa o meteorologista Bruno Café.
Relacionados
"Hoje e amanhã [sábado] vamos ter uma subida gradual das temperaturas máximas. Teremos máximas em Portugal continental entre os 25 e os 33 graus, podendo até pontualmente ser superiores em algumas regiões do interior do Alentejo", disse o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com Bruno Café, as temperaturas deverão permanecer elevadas na próxima semana, acima do normal para esta época do ano.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"Temos um anticiclone perto do Golfo de Biscaia que traz uma corrente de leste provocando este tempo mais quente e seco. Devido a esta situação e também pela ausência de precipitação, o risco de incêndio vai aumentar nos próximos dias", explicou.
De acordo com Bruno Café, Lisboa deverá chegar no fim de semana aos 32 graus Celsius, Leiria 31, Braga 30 a 33 no Vale do Tejo e interior do Alentejo.
As temperaturas mínimas vão subir ligeiramente hoje e sábado, prevendo-se que rondem os 10 a 15 graus.