Estação Espacial Internacional vai ter mais um "lugar de estacionamento"

Dois astronautas vão dar um passeio no espaço esta sexta-feira para instalar novo mecanismo para acoplagem

Jeff Williams e Kate Rubins, dois astronautas na Estação Espacial Internacional, vão esta sexta-feira dar um "passeio" pelo espaço, com o objetivo de instalarem aquilo que a NASA chama de novo "lugar de estacionamento" da Estação.

Trata-se de um novo mecanismo de acoplagem, o International Docking Adaptor, que depois de instalado vai permitir a acoplagem de naves espaciais comerciais. Este novo "lugar de estacionamento", à porta do laboratório espacial, tornou-se necessário para as companhias privadas que pretendem operar voos espaciais: a Boeing e a SpaceX têm planos para começar a transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional no próximo ano, ao abrigo de um contrato assinado com a NASA.

A NASA já está a transmitir em direto todos os preparativos para a saída dos dois astronautas, que acontece às 13:05, hora portuguesa. Pode seguir em direto a instalação do novo mecanismo de acoplagem, que deverá durar cerca de seis horas e meia.

Quando a Boeing e a SpaceX começarem a transportar astronautas - o plano está dependente do apoio do Congresso dos EUA - a NASA deixará então de depender dos russos, que neste momento asseguram os voos espaciais até à Estação Espacial Internacional, e terá autonomia para transportar os astronautas norte-americanos do solo para o espaço sempre que lhe convier.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG