Empresa lança chuva de estrelas por encomenda

A ideia é da Astro Live Experiences, que pretende colocar vários satélites em órbita carregados com pequenas esferas que, quando acionadas, irão ser queimadas na atmosfera

E se pudéssemos pedir para ver uma chuva de estrelas quando quiséssemos, à hora que nos desse jeito, e no sítio que escolhêssemos? Isso pode parecer muita ficção científica mas, promete ser uma realidade em breve.

Pelo menos, isso é o que está a vender a empresa japonesa Astro Live Experiences (ALE), que está a colocar satélites em órbita para produzir chuvas de meteoros artificiais a pedido.

Segundo o site BuzzFeed, o primeiro desses satélites vai ser lançado em dezembro, e vai começar a aceitar pedidos a partir de 2019. A ideia é que a ALE consiga ter em órbita mais de uma dúzia de satélites em todo o mundo, possibilitando que ocorram chuvas de estrelas personalizadas em qualquer sítio, a qualquer momento.

A ALE defende que este serviço vai ter um custo menor do que os de um espetáculo de fogo-de-artifício.

Como é que se vai gerar a chuva de estrelas?

Cada par de satélites lançado em órbita irá ter algumas centenas de pequenas esferas de metal. O satélite irá, quando acionado, soltar algumas dúzias para queimar na atmosfera criando o efeito de uma chuva de estrelas.

Perante este anúncio, surgiram dúvidas sobre se esta técnica seria inofensiva. Alguns especialistas alertam para a possibilidade de que estas chuvas de meteoros artificiais possam causar danos em outros satélites em órbita.

A empresa já respondeu que estes danos irão ser diminuídos uma vez que os seus satélites irão circular numa órbita muito menor do que a maioria dos outros satélites.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG