E se alguém lhe pedir "uma foto sem roupa"? A PSP responde

No final do ano passado a PJ alertava para o "aumento exponencial de casos em Portugal" de extorsão sexual

A PSP alerta os cibernautas para se protegerem de alguns dos crimes de podem ser vítimas online, "a extorsão sexual online e chantagem/vingança", aconselhando a manter "privado o que é privado". Assim, a polícia tem um exemplo de resposta para dar quando alguém pedir para enviar "uma foto sem roupa".

A publicação foi partilhada esta sexta-feira na página de Facebook da PSP - a polícia de segurança pública tem apostado na presença nas redes sociais para fazer a comunicação com público, nomeadamente com os mais jovens.

No final do ano passado a PJ alertava para o "aumento exponencial de casos em Portugal" de extorsão sexual. O perfil da vítima? "Homem, de classe média, com conhecimentos informáticos para lá do básico e esclarecido", descreveu Carlos Cabreiro, coordenador da secção de crime informático da diretoria de Lisboa da Polícia Judiciária, ao DN.

Os crimes por via informática têm vindo sempre a subir em Portugal. Nos últimos três a quatro anos, "em-se assistido a aumentos de 20% a 30% no cibercrime, com referência a 2015 para as situações que envolvem as redes sociais.

Exclusivos