Diabéticos avaliam online o que sabem sobre doenças cardiovasculares

"Levar a Diabetes ao Coração" pretende ajudar a construir ações de apoio para aumentar o conhecimento sobre doenças cardiovasculares da população

No Dia Mundial do Coração, celebrado esta sexta-feira (dia 29), a Federação Internacional de Diabetes (IDF), em parceria com a Novo Nordisk, apresentam o primeiro questionário multinacional online que tem como objetivo avaliar o nível de consciencialização e o conhecimento das pessoas com diabetes tipo 2 sobre doenças cardiovasculares. O inquérito global - "Levar a Diabetes ao Coração" - vai estar online até março de 2018 e será disponibilizado também em língua portuguesa.

Segundo Shaukat Sadikot, presidente do IDF, "o mundo enfrenta um aumento da prevalência e incidência de doenças cardiovasculares entre pessoas com diabetes tipo 2 devido aos seus reduzidos conhecimentos no que diz respeito à prevenção, diagnóstico tardio, tratamento inadequado e uma autogestão desadequada da doença". Neste sentido, o inquérito que culminará num relatório, com dados específicos de cada país, pretende ajudar a construir ações de apoio necessárias para aumentar o conhecimento sobre doenças cardiovasculares e melhorar a sua saúde. Para Alan Moses, vice-presidente sénior e diretor médico da Novo Nordisk, "é preocupante que a doença cardiovascular seja a causa mais comum de morte em pessoas com diabetes tipo 2, quando muitos desses doentes desconhecem este risco".

A iniciativa "Levar a Diabetes ao Coração" está construída tendo como base o relatório Diabetes e Doença Cardiovascular, publicado em 2016, que inclui recomendações para redução do impacto das doenças cardiovasculares nas pessoas com diabetes e na população em geral.

Exclusivos