Confirmados 373 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal
A DGS reporta mais oito casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal. "Todas as infeções confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos".
Foram confirmados mais oito casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, elevando para 373 o número total de infetados, indicou esta terça-feira a Direção-Geral da Saúde.
Relacionados
Lisboa e Vale do Tejo continua a registar o maior número de infeções, havendo, no entanto, casos nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve, indica a autoridade nacional de saúde dirigida por Graça Freitas.
Os casos confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) "mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
DGS refere que "todas as infeções confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos".
Recorda-se na nota divulgada que "uma pessoa que esteja doente deixa de estar infecciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas".
De acordo com a DGS, os sintomas mais comuns são "febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço, aumento dos gânglios linfáticos com o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas."
No sábado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez saber que o atual surto do vírus do monkeypox, que já abrange mais de 50 países, não representa uma urgência de saúde pública de dimensão internacional, o nível mais alto de alerta.
O último balanço da agência de saúde das Nações Unidas dava conta de mais de 3.200 casos confirmados este ano e uma morte.
De acordo com as autoridades de saúde, a manifestação clínica da Monkeypox é geralmente ligeira, com a maioria das pessoas infetadas a recuperar da doença em poucas semanas.
Com Lusa