Cidade francesa obrigada a retirar estátua da Virgem Maria

A estátua foi colocada num parque em 2011 sem qualquer debate no conselho municipal

A cidade francesa de Publier, no leste do país, vai ser obrigada a retirar uma estátua da Virgem Maria de um parque público, de forma a cumprir as leis do país relativas a símbolos religiosos em público, anunciou este sábado a câmara local.

O tribunal administrativo de Grenoble deu três meses para a retirada da estátua, que foi colocada num parque público apenas em 2011 e sem qualquer debate no conselho municipal, tendo custado 24 mil euros aos cofres da localidade. No final deste prazo, a cidade incorre numa multa de 100 euros por dia, segundo avança a AFP.

A estátua foi colocada em 2011, sem qualquer debate no conselho municipal, tendo custado 24 mil euros aos cofres da localidade

Esta não é a primeira vez que o assunto vai a tribunal e já havia uma primeira decisão de janeiro de 2015. O presidente da câmara Gaston Lacroix disse que tenciona encontrar uma nova casa para a estátua, em terrenos privados.

A França é um estado laico e proíbe a exibição de símbolos religiosos em público, nomeadamente o véu islâmico. Este verão algumas localidades do sul do país tentaram proibir também a utilização do burquíni, argumentando que se tratava de um símbolo religioso, mas esta ideia foi rejeitada nos tribunais.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG