António Costa também vai receber Francisco à base aérea

Primeiro-ministro junta-se ao Presidente da República na receção ao Papa em Monte Real.

À chegada à base aérea de Monte Real, Francisco vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo nas escadas do avião. Na base vão estar ainda o primeiro-ministro, António Costa, cuja presença não estava inicialmente prevista, autoridades políticas e civis e um grupo de mil fiéis.

Mal pise solo português, às 16.20 de amanhã, o Papa Francisco vai cumprimentar Marcelo Rebelo de Sousa, o cardeal patriarca, D. Manuel Clemente, Rino Passigato, Núncio Apostólico, António Marto, bispo de Leiria-Fátima, Andrea Piccioni, secretário da Nunciatura Apostólica, e Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário e coordenador local da visita.

O Presidente da República vai depois reunir com Francisco e apresentará ao Papa o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa. Este último tem um encontro marcado, sábado de manhã, com o Papa, em Fátima, antes da cerimónia de canonização dos pastorinhos.

Ainda na base aérea, Marcelo acompanha Francisco à torre de controlo, onde vai decorrer o encontro privado e a troca de presentes. Aí estarão também Ferro Rodrigues e António Costa, acompanhado da mulher.

Na capela da base aérea, o papa recebe flores de duas crianças vestidas de pastorinhos, assina o livro de honra e faz dedica alguns minutos à oração.

Daí parte para Fátima, onde chegará às 17.15, de helicóptero. No estádio terá à sua espera o bispo D. António Marto. Segue de papamóvel para o Santuário, de imediato. Visita a capela das Aparições, onde estará recolgido em silêncio e entrega a Rosa de Ouro (ornamento em ouro, símbolo do Vaticano entregue a locais que mostram lealdade à Santa Sé).

Às 18.39 vai até à casa Nossa Senhora do Carmo, onde janta em privado, antes de voltar a sair para a capela das aparições, onde às 21.30 fará a bênção das velas. O programa oficial tem indicação de que o Papa deve ficar na cerimónia até às 22.10.

Notícia atualizada às 16.25 com mais informação sobre a agenda do Papa em Fátima.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG