Sociedade
31 julho 2021 às 15h59

Agosto com temperatura oscilante e... chuva

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera as temperaturas acima dos 30 graus só regressam na segunda semana de agosto. Média mensal de Lisboa é de 25 graus.

DN

Julho despediu-se com temperaturas baixas e vento forte (com rajadas até 70 km/h no barlavento algarvio) em especial durante a tarde. E o início de agosto não vai ser muito diferente, podendo ocorrer alguns aguaceiros entre este domingo e na segunda-feira em alguns pontos de Portugal Continental, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A invasão de uma massa de ar fria e as fortes nortadas vão manter-se este domingo. A primeira semana de agosto será oscilante ao nível da temperatura. Este domingo, dia 1, haverá nebulosidade e chuviscos no Douro Litoral (Porto) e litoral das regiões de Coimbra e Leiria.

A chuva será mais frequente no Minho e restantes regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, sendo mais frequente no litoral. No resto do País haverá cé pouco nublado ou limpo mas as temperaturas não devem ultrapassar os 25 graus. A previsão para este domingo é de vento mais intenso nas terras altas.

O sol marcará presença e o termómetro superará a marca dos 35 graus só na segunda semana de agosto, em regiões como a Beira Baixa, Alentejo e Algarve. As previsões do IPMA referem uma temperatura média mensal com valores acima do normal para o continente e arquipélagos dos Açores e Madeira.

Sobre o território continental, nos meses de agosto (e setembro) prevê-se uma subida da temperatura para as regiões norte e interior centro, com a faixa litoral a sul do Cabo da Roca a apresentar temperaturas mais amenas no mês de agosto. Em Lisboa, por exemplo, em agosto, a temperatura média é de 25 graus (a temperatura máxima é de 28 e a temperatura mínima é de 22).