Sociedade
05 junho 2023 às 05h23

Seis distritos sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada

Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre 12:00 e as 21:00 devido à previsão de aguaceiros por vezes forte e que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de rajadas fortes de vento e trovoada.

DN/Lusa

Seis distritos do continente vão estar esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes forte e que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de rajadas fortes de vento e trovoada, segundo o IPMA.

Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre 12:00 e as 21:00 de hoje.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelo e laranja para sete ilhas dos Açores, devido à possibilidade de ocorrência de chuva, trovoada e vento, a partir de hoje e até quarta-feira.

As ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) estão sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala, entre as 21:00 locais (22:00 em Lisboa) de segunda-feira e as 09:00 de terça-feira, devido à previsão de precipitação por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada.

Entre as 09:00 e as 21:00 de segunda-feira e entre as 09:00 de terça-feira e as 06:00 de quarta-feira, as duas ilhas estão sob aviso amarelo, também devido à previsão de chuva e trovoada.

Já para as ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) foi emitido um aviso amarelo entre as 06:00 de terça-feira e as 00:00 de quarta-feira, devido à possibilidade de ocorrência de precipitação por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada.

Nestas cinco ilhas vigora ainda um aviso amarelo, devido à previsão de vento, com direção de nordeste, entre as 09:00 de terça-feira e as 00:00 de quarta-feira.

Segundo o IPMA, o aviso laranja, o segundo mais grave da escala, é emitido em "situação meteorológica de risco moderado a elevado".

O aviso amarelo, o terceiro mais grave da escala, é emitido em "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira vão estar hoje e terça-feira sob aviso vermelho devido à previsão de chuva forte e persistente por causa da passagem da depressão Óscar, segundo o IPMA.

O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, vai estar em vigor entre as 15:00 de hoje e as 15:00 de terça-feira.

O IPMA emitiu também aviso laranja para costa norte, costa sul e regiões montanhosas da Madeira devido à chuva forte entre as 12:00 e as 15:00 de hoje, e para o Porto Santo até às 09:00 de hoje, passando depois a amarelo até às 15:00 de hoje.

A costa norte, costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira e o Porto Santo vão também estar sob aviso amarelo devido à previsão de vento por vezes forte do quadrante sul, com rajadas até 80 quilómetros por hora até às 15:00 de hoje.

Na origem do mau tempo previsto para o arquipélago da Madeira está a depressão Óscar.

Segundo um comunicado do IPMA, "foi atribuído pela AEMet (agência estatal de meteorologia de Espanha) o nome Óscar" à "depressão complexa" que deverá atingir as ilhas da Madeira, e terá impacto no continente a partir de quarta-feira, mas com menos intensidade.

Devido a este agravamento da situação meteorológica, a Proteção Civil da Madeira recomenda que sejam evitadas viagens para as zonas afetadas e a circulação por zonas onde existam prédios degradados, devido ao risco de derrocadas.

Também pede que seja dada a devida atenção às estruturas montadas, casos de andaimes, toldos, telas e telhados, que podem ser afetadas pelas rajadas de vento e à possível queda de árvores.

Aconselha ainda uma condução defensiva, com redução da velocidade e cuidado com a formação de lençóis de água, além da desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas

A autoridade civil desaconselha igualmente os percursos pedestres, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras.