Sociedade
07 dezembro 2021 às 19h29

Queda de árvores e inundações no Norte e Centro do País

Cinco distritos estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e agitação marítima, dois por causa da precipitação e outros dois devido à queda de neve.

DN/Lusa

O mau tempo provocou esta terça-feira à tarde 15 quedas de árvores e 15 inundações nos distritos de Aveiro, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Viseu, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Foram ainda registadas seis "quedas de estruturas", disse à agência Lusa fonte oficial da Proteção Civil, que fez um ponto de situação das ocorrências provocadas pelo mau tempo em Portugal continental até cerca das 18.50.

Todas as estradas do país estavam à mesma hora transitáveis, uma vez que as quedas de árvores e inundações provocaram impedimentos "momentâneos" e foram resolvidas num "curto espaço de tempo", disse a mesma fonte.

Os únicos danos a registar eram dois carros que estavam estacionados e em cima dos quais caiu uma árvore, segundo a fonte da Proteção Civil, que não soube precisar o local desta ocorrência.

Cinco distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e agitação marítima, dois só por causa da precipitação e outros dois atendendo à queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real estiveram sob aviso amarelo devido à previsão de chuva entre as 12.00 e as 18.00 de hoje e Viseu, Coimbra e Aveiro estão ainda sob aviso amarelo até às 20.00.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra sob aviso amarelo devido à agitação marítima forte, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros, entre as 21.00 horas de hoje e as 3.00 de quarta-feira.

Os avisos relativos à agitação marítima vão passar a laranja nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga e estender-se a Setúbal, Lisboa e Leiria entre as 00:00 de quarta-feira e as 12.00 de quinta-feira.

O IPMA emitiu também para hoje e para os distritos da Guarda e Castelo Branco um aviso amarelo devido à queda de neve com acumulação no solo acima de 1300/1400 metros de altitude (aguaceiros de neve acima de 1000/1200 metros de altitude) entre as 21.00 de hoje e as 12.00 de quarta-feira.

Também Vila Real vai estar sob aviso amarelo entre as 00.00 e as 9.00 horas de quarta-feira devido à queda de neve.

O aviso laranja é o terceiro numa escala de quatro de avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Já o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Portugal continental está afetado, desde hoje, pelos efeitos colaterais da passagem da depressão Barra, segundo o IPMA.

Embora a depressão não tenha impactos diretos sobre o continente, a superfície frontal fria que a ela está associada aproximou-se desde hoje e irá atravessar todo o território até ao fim da manhã de quarta-feira, explicou na segunda-feira à Lusa a meteorologista do PMA, Maria João Frada.

"A depressão Barra é uma depressão muito pouco cavada, é uma depressão alta no seu centro que está no Atlântico Norte bem a noroeste dos Açores e vai deslocar-se de leste para nordeste em direção às ilhas britânicas. Ela não influencia diretamente o estado do tempo em Portugal continental, mas há alguns efeitos colaterais", disse.

Tópicos: mau tempo, Sociedade