Sociedade
30 janeiro 2023 às 10h05

Ministra lamenta a morte de militar em Santa Margarida. Está a decorrer uma investigação

Um militar morreu no domingo à noite no Campo Militar de Santa Margarida, em Santarém, em circunstâncias "ainda por apurar", confirmou o Exército. Ministra da Defesa indica que está a decorrer uma investigação.

DN/Lusa

A informação foi avançada pela TVI/CNN Portugal e confirmada à Lusa por fonte oficial do ramo.

De acordo com a SIC, o militar, que tinha entre 20 e 30 anos, morreu na sequência de um acidente com arma de fogo.

A ministra da Defesa afirmou esta segunda-feira que foi informada pelo chefe de Estado-Maior do Exército da morte do militar. "Lamento muitíssimo esta morte. Quero expressar as minhas condolências à família. É de, de facto, sempre muito triste que aconteça uma morte", afirmou Helena Carreiras.

Indicou que "o Exército atuou de imediato", dando conta que está a decorrer uma investigação, para "apurar as circunstâncias deste incidente". "Vamos aguardar pelos resultados desta averiguação", disse, sem avançar com mais informação, à margem das Jornadas da Defesa Nacional sobre o Espaço, no forte de São Julião, em Oeiras​​​​​.

"Todas as instituições foram chamadas, a polícia, mas também o Centro de Psicologia Aplicada do Exército está no terreno, vamos aguardar pelos resultados desta averiguação", afirmou a ministra.

"O Exército lamenta e confirma o falecimento de um militar", referiu fonte do Exército à Lusa, que detalhou que a morte ocorreu "pelas 20:00 do dia 29 de janeiro" em Santa Margarida.

Dirigiram-se para o local a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia Judiciária Militar (PJM).

Estão também em campo "equipas de psicólogos que estão a apoiar diretamente a família do militar falecido bem como os restantes militares que se encontravam em serviço".

Notícia atualizada às 10:03 de 30 de janeiro