Sociedade
07 junho 2023 às 13h03

Conferência Episcopal acredita na presença do Papa na JMJ apesar dos problemas de saúde

"Esperamos que recupere. Aliás, tem sido um lutador, também nestas questões de saúde, e esperamos que venha", afirmou o bispo José Ornelas sobre o Papa Francisco que vai esta quarta-feira submeter-se a uma cirurgia.

DN/Lusa

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, recusou esta quarta-feira antecipar cenários devido à saúde do Papa Francisco, que vai ser operado esta tarde, e disse contar com a sua presença na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

"Rezamos e acompanhamos a situação de saúde do Papa e esperamos aquilo que vai vir. Não antecipamos cenários, mas estamos contando que o Papa possa vir cá", afirmou, em Leiria, José Ornelas, também bispo da Diocese de Leiria-Fátima, após ter recebido o secretário-geral do Partido Comunista Português, Paulo Raimundo.

O bispo salientou que a situação de saúde do Papa não é desconhecida, lembrando o desejo do chefe de Estado do Vaticano de presidir à JMJ, em agosto, em Lisboa, e de se deslocar, por essa ocasião, de novo, ao Santuário de Fátima.

"A situação de saúde do Papa não nos é nem desconhecida, muito menos nos deixa indiferentes. (...) Agora também ele disse sempre 'eu, desde que possa, evidentemente, que vou. Vou a Fátima e vou a Portugal, vou à JMJ'", declarou.

O Papa Francisco, de 86 anos, vai ser operado esta quarta-feira sob anestesia geral no Hospital Gemelli, em Roma, por risco de obstrução intestinal, divulgou o Vaticano.

Esta intervenção cirúrgica, considerada necessária pelo agravamento dos sintomas apresentados pelo Papa, segundo a sua equipa médica, levará a "vários dias" de hospitalização, disse num comunicado o diretor de imprensa do Vaticano, Mateus Bruni.

O Papa será sujeito a uma "laparotomia e cirurgia plástica da parede abdominal com prótese" para tratar uma obstrução "recorrente, dolorosa e agravada" no intestino.

Na terça-feira, Francisco já tinha feito exames no Hospital Gemelli, em Roma.

Artigoartigo16485419

Questionado sobre a eventualidade de o programa da JMJ, que foi anunciado na terça-feira, poder ser alterado devido à saúde de Francisco, José Ornelas assegurou: "O programa que está afixado é este. Como disse o D. Américo [Aguiar, presidente da Fundação JMJ e bispo auxiliar de Lisboa], não temos outro programa".

"Evidentemente que isso depende das condições de saúde do Papa e esperamos confiantes e rezamos para que possa ter um êxito positivo", ressalvou.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa expressou ainda o desejo de que o Papa recupere.

"Esperamos que ele recupere. Aliás, tem sido um lutador, também nestas questões de saúde, e esperamos que venha. Deus está por trás destas coisas todas e também [o] tem nas suas mãos e [está] na nossa oração", acrescentou.

A agenda do Papa para a JMJ, entre 2 e 6 de agosto, em Lisboa, tem quase 20 encontros e inclui uma deslocação ao Santuário de Fátima.

Na terça-feira, Américo Aguiar justificou a ida do Papa nesse dia ao hospital, explicando que foi apenas "fazer análises" e avisou que não existe um plano B para a JMJ.

"O único plano é F, de Francisco", disse o presidente da Fundação JMJ.