Sociedade
18 janeiro 2022 às 12h33

Detido em Espanha líder do "gangue das Picaretas" que atacou carrinhas de valores

Estava em fuga desde 2013, após ter sido colocado em liberdade por ter esgotado o prazo de prisão preventiva. Foi o líder de um grupo que protagonizou pelo menos 14 assaltos a carrinhas de transporte de valores, entre 2006 e 2007, no norte do país.

DN/Lusa

O líder do "Gangue das Picaretas", envolvido em assaltos violentos a carrinhas de valores no Norte de Portugal e que estava em fuga desde 2013, foi detido em Salamanca, Espanha, anunciou esta terça-feira a Polícia Judiciária.

A detenção foi consumada na segunda-feira, na sequência de uma investigação da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária e em articulação com a Unidade Nacional da Europol e com as autoridades espanholas.

O detido, de 41 anos, fugiu ao controlo das autoridades portuguesas em 2013, após ter sido colocado em liberdade por ter esgotado o prazo de prisão preventiva. Usava documentos de identificação falsos.

Foi condenado em dois processos pelos crimes de associação criminosa, roubo agravado e detenção de arma ilegal, a penas de três e de 12 anos de prisão, e vai ser presente ao Tribunal - Audiência Nacional, em Madrid, tendo em vista a sua extradição para Portugal, para cumprimento de pena.

Entre 2006 e 2007, o detido juntou-se a outros cinco homens no denominado "Gangue das Picaretas", que protagonizou pelo menos 14 assaltos a carrinhas de transporte de valores nas zonas de Guimarães, Paredes, Felgueiras e Cabeceiras de Basto, no Norte de Portugal.

Além de armas de fogo de grande calibre, o grupo recorria a picaretas para partir os vidros, à prova de bala, das carrinhas.

Tópicos: PJ, Espanha, Sociedade