Sociedade
18 maio 2022 às 08h53

Detetados casos de varíola dos macacos em Portugal

DGS apela aos "indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço" para que procurem aconselhamento clínico.

DN

Foram detetados mais de 20 casos suspeitos de infeção pelo vírus Monkeypox, também conhecido por varíola dos macacos, todos na região de Lisboa e Vale do Tejo, cinco dos quais já confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, adianta a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os casos, confirmados precisamente esta quarta-feira, foram identificados maioritariamente em jovens, e todos do sexo masculino. Os infetados "estão estáveis, apresentando lesões ulcerativas."

Segundo comunicado enviado às redações, a DGS "identificou o alerta e centraliza, nesta fase, todas as ações de deteção, avaliação, gestão e comunicação de risco relacionadas com estes casos, através do Centro de Emergências em Saúde Pública (CESP)".

"O vírus Monkeypox é do género Ortopoxvírus e a doença é transmissível através de contacto com animais ou ainda contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados. A doença é rara e, habitualmente, não se dissemina facilmente entre os seres humanos", indica a nota.

A DGS comunicou esta terça-feira o alerta aos profissionais de saúde, nomeadamente aos médicos e aos enfermeiros, "com o objetivo de identificarem eventuais casos suspeitos e de os notificarem", e apela aos "indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço" para que procurem aconselhamento clínico.

Perante o aparecimento destes sintomas, deverão ser evitados "contactos físicos diretos".

O Reino Unido reportou recentemente casos semelhantes de lesões ulcerativas, com a confirmação de infeção por vírus Monkeypox.

A DGS está a acompanhar a situação a nível nacional e em articulação com as instituições europeias.