A Golden Gate criou rede anti-suicídios. Na gémea portuguesa não há

Ponte de São Francisco tem rede de aço para impedir os suicídios. Na ponte 25 de Abril, há agentes da PSP

Uma obra notável da engenharia, a Golden Gate de São Francisco, nos Estados Unidos, é também um dos locais de peregrinação preferidos em todo o mundo para pessoas que decidem pôr termo à vida. Só no ano passado 38 pessoas saltaram para a morte. Agora, está a ser instalada uma rede de aço por baixo do tabuleiro da ponte para impedir os suicidas da Golden Gate de caírem à água de uma altura de 227 metros, noticiou a BBC.

Em Portugal, a ponte gémea da de São Francisco, a 25 de Abril, que liga as margens norte e sul do Tejo, não tem qualquer sistema de proteção instalado. A única prevenção quotidiana é a do patrulhamento e vigilância dos agentes da PSP da esquadra da ponte. Só no ano passado estes polícias foram responsáveis por dez resgates de potenciais suicidas. Em dois anos, foram 35 as vidas que os agentes salvaram.

A única inovação que está a ser estudada pelas Infra-Estruturas de Portugal para celebrar os 50 anos da ponte 25 de Abril desde a sua inauguração é um elevador que vai chegar aos 70 metros de altura a partir da base do pilar de Alcântara e que poderá abrir em 2016, como foi noticiado na imprensa em julho deste ano.

Leia mais no e-paper ou na edição impressa do jornal

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG