A ementa do jantar de gala oferecido pela Presidência aos reis de Espanha

Várias regiões do país estiveram representadas no menu

Os reis de Espanha chegaram esta segunda-feira a Portugal, para uma visita de Estado de três dias. Foram recebidos esta manhã no Porto, pelo Presidente da República e, depois de visitarem a Fundação Serralves foram presenteados com um jantar de gala no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

Segundo o Jornal de Notícias, a ementa da refeição, oferecida pela Presidência da República, tinha o objetivo de oferecer aos monarcas uma viagem gastronómica pelos sabores das várias regiões de Portugal. Por isso, a entrada consistiu num consomé de presunto de Barrancos, com cogumelos e cebolinho. O prato principal foi tornedó de pescada com aveludado de cebola e alho francês. Para sobremesa, foi servido o típico pudim abade de Priscos, mas também houve fruta - tangerina - e gelado de tangerina para quem preferisse.

Já no que aos vinhos diz respeito, ao início da refeição foi servido um Madeira Barbeito, sendo que os comensais podiam depois escolher entre Niepoort Rótulo 2015 (Dão) ou Vallado Reserva 2014 (Douro). Para finalizar, aos convidados foi oferecido um Porto Casa Amarela 10 Anos.

Exclusivos