A carta por pontos está a chegar. Já sabe como funciona?

A "carta por pontos" entra em vigor no dia 1 de junho. Saiba aqui todos os pormenores

O que é a carta por pontos? O novo modelo de carta de condução chega já no dia 1 de junho, e não é complexo, mas é bastante diferente. Para deixar os condutores esclarecidos, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária enviou por email um pequeno guia para a carta, que também pode ser consultado no site oficial.

A carta de condução por pontos funciona com um número inicial base de pontos: 12 pontos são atribuídos ao título de condução de cada condutor. Depois disso, cada contraordenação cometida faz com que sejam retirados pontos e, quando estes acabarem, o condutor perde o título e tem de esperar dois anos para voltar a tirar a carta, suportando ele próprio os custos. As contraordenações cometidas antes de 1 de junho não entram no sistema, e períodos longos sem contraordenações graves fazem com que sejam atribuídos mais pontos. Veja o quadro abaixo para saber quantos pontos são retirados por que contraordenações, e como os pode ganhar de volta.

Não precisa de trocar a carta de condução, visto que a subtração e soma de pontos acontece só informaticamente. Para saber quantos pontos tem, será preciso registar-se no Portal de Contraordenações Rodoviárias.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG