A Bíblia já foi traduzida para Emojis

A mensagem de Deus está agora escrita nesta linguagem usada nas mensagens eletrónicas

Traduzida para cerca de 2500 línguas e dialetos, a Bíblia está agora também disponível em Emoji, ou seja, na linguagem que recorre a bonecos em substituição de palavras.

"No princípio Deus criou o céu e a Terra", começa a Bílbia, o que, traduzida para linguagem Emoji fica como se vê em baixo.

Toda a Bíblia, na sua versão anglicana, foi traduzida para esta linguagem e colocada no Twitter. E desde domingo que está disponível para ser descarregada no iTunes por apenas 2,99 dólares (2,67 euros). São menos de 3.300 páginas com toda a Bíblia em bonequinhos.

O tradutor afirmou ao jornal The Guardian que achou que seria divertido tentar fazer esta versão da Bíblia, tal como teria graça daqui a 100 anos olhar para trás e lê-la.

Quer manter-se anónimo, pelo que pediu ao jornal para ser identificado com o boneco emoji com ar engraçado e óculos de sol. E não revelou se é cristão. "Sou apenas um emoji", disse, acrescentando que "concorda plenamente com a mensagem de Jesus".

A tradução foi feita com recurso a um programa criado pelo próprio que fez automaticamente a correspondência entre 80 emojis e 200 palavras, tendo demorado cerca de seis meses a ficar completa. Mesmo assim, não está perfeita, dizem alguns leitores, que têm feito críticas e dado sugestões.

Mas nem todos conseguem compreender a sinalética emoji e precise de um dicionário que faça a tradução.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG