A História da TVI contada em 20 programas

A Amiga Olga

Em 1993, então com 59 anos, Olga Cardoso estreou-se no pequeno ecrã e o seu nome ficará para sempre na história do canal como A Amiga Olga. O concurso, o primeiro da história da TVI, durou pouco mais de um ano e ficou ainda conhecido pelas célebres expressões "uau", "a chave ou o dinheiro" e "o rapaz do gongo dourado", esta última por culpa do assistente da apresentadora, que tocava num gongo.

Morangos com Açúcar

Esta série juvenil serviu de rampa de lançamento a vários atores que hoje já têm um lugar cativo na ficção, tais como Benedita Pereira, Cláudia Vieira, Jessica Athayde, Rita Pereira, João Catarré, entre outros. Morangos com Açúcar estreou-se a 30 de agosto de 2003 e terminou ao fim de nove temporadas, a 16 de setembro de 2012. Um verdadeiro fenómeno de audiências, que rendeu à estação e ao grupo Media Capital muitas receitas de merchandising e muitos discos vendidos.

Anjo Selvagem

A mais longa novela de sempre exibida em Portugal teve um total de 350 episódios. Anjo Selvagem, adaptação do original argentino Muñeca Brava, foi exibida entre 2001 e 2003 e centrava-se na história de Mariana, que também era conhecida como Trinca-Espinhas ou Eusébio, personagem interpretada por Paula Neves, que se apaixona perdidamente por Pedro Brandão Salgado (José Carlos Pereira). A trama encontra-se atualmente em reposição no canal TVI Ficção, exclusivo do Meo.

As Tardes da Júlia

Este talk show foi apresentado por Júlia Pinheiro e transmitido em direto pela TVI entre 10 de abril de 2007 e 30 de dezembro de 2010, num total de 915 emissões. Ao fim de um ano o programa ultrapassou nas audiências o programa rival Contacto (SIC), que liderava. Ao longo de três horas de emissão, a apresentadora recebia vários convidados que relatavam episódios marcantes da sua vida. O programa era intercalado com momentos de humor e os passatempos Cara ou Coroa e Casar e Ganhar.

Batatoon

Os palhaços Batatinha e Companhia eram os anfitriões deste espaço destinado aos mais novos, que arrancou em novembro de 1998. O programa juntava o ambiente de circo com desenhos animados, sketches, jogos e convidados que iam a estúdio falar sobre o tema. Batatoon acabou por ser suspenso em 2002 aquando da discussão em direto da dupla de atores que interpretava os palhaços. O programa regressou em 2006 e passou a ser semanal, mas não voltou a ter o mesmo sucesso, terminando pouco depois.

Momentos de Glória

Este talk show era conduzido por Manuel Luís Goucha e Carla Caldeira que tinham em estúdio uma banda residente e um corpo de bailarinas que recebia a dupla em estúdio. Momentos de Glória misturava variedades (música e dança) e uma entrevista de fundo a personalidades portuguesas ou estrangeiras. Este foi o primeiro programa apresentado por Goucha na TVI.

O Jogo do Ganso

O programa era um jogo de tabuleiro transformado em entretenimento. Os concorrentes iam avançando casas que escondiam provas como O Barbeiro, O Túnel das Serpentes e A Subida ao Castelo. Produzido e transmitido em Espanha na Antena 3 com o nome El Gran Juego de la Oca, o formato teve muito sucesso na TVI e chegou a ter um especial com concorrentes portugueses.

Big Brother

Este programa foi o ponto de viragem para a TVI. A recusa da SIC em comprar este reality show acabou por abrir as portas à TVI face à liderança, até então, imbatível de Carnaxide. Big Brother estreou-se no dia 3 de setembro de 2000 e ajudou Queluz de Baixo a conseguir afirmar-se no horário nobre. O reality show teve quatro edições com anónimos e duas com celebridades.

Olhos de Água

A história das gémeas Leonor e Luísa, que tinham sido separadas à nascença, conquistou e emocionou o público português. Com assinatura de Tozé Martinho, a novela tinha como grande protagonista a atriz Sofia Alves (que interpretava as irmãs gémeas), e contava ainda com as participações dos atores Pedro Lima, Manuel Cavaco, António Pedro Cerdeira, Eunice Muñoz e Joaquim Nicolau. Olhos de Água ficou ligada ao tema homónimo do cantor Toy, que era a música do genérico desta novela da TVI.

Jornal Nacional

Foi o principal bloco informativo da estação de Queluz de Baixo entre 2000 e 2011. Antes de 2000 o noticiário da noite não era transmitido às 20.00, mas às 21.00. Em setembro de 2009 o Jornal Nacional 6ª Feira foi suspenso e mais tarde a administração justificou a medida para "defender a independência, rigor e isenção". Manuela Moura Guedes, o rosto deste noticiário à sexta-feira, acabou por sair da TVI no dia 17 de outubro de 2010, depois de uma longa baixa médica. O Jornal Nacional tinha com os dias contados. Com a chegada de José Alberto Carvalho e Judite Sousa à direção de Informação - que vieram substituir Júlio Magalhães - este espaço informativo acabou por dar lugar ao Jornal das 8, que está no ar há quase dois anos.

Doutores e Engenheiros

O programa foi exibido entre 1994 e 1995 e tinha a apresentação da Mila Ferreira e Nuno Graciano. O cenário principal consistia num castelo onde estavam duas universidades em confronto e que iam depois ter algumas provas ao longo do programa que tanto podiam ser mais físicas como apenas mentais, com perguntas de cultura geral. O formato ficou ainda marcado pelas picardias entre os apresentadores, que defendiam uma das universidades em confronto.

Fiel ou Infiel

João Kleber conduziu o formato, exibido nas noites de sexta-feira, durante três anos. O ponto alto era o Teste de Fidelidade, no qual uma das partes do casal era seduzida por um ator contratado pela produção.

Super Pai

A série contava as peripécias de um pai solteiro (Luís Esparteiro), que cuidava das suas três filhas com a ajuda da empregada, Isabel (Sandra Faleiro). Teve duas temporadas e um total de 174 episódios.

Uma Canção Para Ti

Foi uma das armas da TVI para conquistar as noites de domingo. O programa teve quatro edições, as três primeiras apresentadas por Manuel Luís Goucha e Júlia Pinheiro, que foi substituída por Cristina Ferreira na última edição. Uma Canção para Ti destinava-se a avaliar os dotes musicais de crianças entre os 8 e os 15 anos e tinha ainda um painel composto por quatro jurados.

Lauro António Apresenta

Além de ter sido conselheiro para a área do cinema na TVI, Lauro António também tinha a seu cargo um programa. Em Lauro António Apresenta, o cineasta dava a conhecer ao público as últimas novidades da sétima arte, tecia considerações sobre os filmes, o trabalho dos realizadores e também aproveitava para contar algumas histórias de bastidores.

8.º Dia

Começou a ser exibido em 1994 e é um dos programas mais antigos da estação de Queluz de Baixo. 8.º Dia precede a Eucaristia Dominical - que é exibida a partir de uma paróquia diferente todas as semanas - e é apresentado pelo padre António Rêgo, que mostra o mundo do ponto de vista cristão. O formato aborda várias temáticas ligadas à Igreja, tais como projetos de solidariedade e obras de caridade. entre outros assuntos de índole católica.

Contra-Ataque

Programa de génese desportiva,teve como primeiro apresentador Nuno Ferreira, atual diretor da SportTV. Contra-Ataque fazia uma análise detalhada dos principais acontecimentos desportivos e tinha também várias reportagens. Em 2010 o programa passou a ser uma espécie de jornal desportivo e acabou por terminar em 2011. José Gabriel Quaresma e Frederico Mendes Oliveira foram outros apresentadores deste formato.

Ninguém Como Tu

Foi o grande sucesso televisivo de Rui Vilhena e uma das novelas com maior audiência da TVI. Protagonizada por Alexandra Lencastre, que vestia a pele de Luísa Albuquerque, a trama andava à volta da pergunta: "Quem matou o António?" Teve 199 episódios que obtiveram uma audiência média de 16,5% e 42,3% de share. O último episódio registou a melhor audiência média com 25,9% e chegou aos 67,2% de share.

Jardins Proibidos

A novela, exibida entre 8 de abril de 2000 e 28 de fevereiro de 2001, foi um ponto de viragem para a ficção da TVI pelo sucesso que obteve. Outra novela que marcou a estação de Queluz de Baixo foi a brasileira Xica da Silva, protagonizada por Taís Araújo, e produzida pela extinta Rede Manchete. A primeira novela da TVI foi Telhados de Vidro, escrita por Rosa Lobato de Faria, e foi exibida em 1993.

Quinta das Celebridades

Este foi o primeiro reality show da TVI depois do Big Brother. Estreou-se a 3 de outubro de 2004 e foi visto em média por 1,633 milhões de espectadores. José Castelo Branco, Alexandre Frota e Cinha Jardim foram alguns dos concorrentes mais emblemáticos deste reality show, que era apresentado por Júlia Pinheiro e que contava ainda com o burro Pavarotti e com a porca Camila. O programa teve uma nova temporada no ano seguinte em que participaram Lili Caneças e Rute Marques.

Ler mais

Exclusivos