Sobre a montanha, a luva e a ovelha

O Senhor Pessoa sentou-se, levantou-se, sentou-se de novo.

A montanha é uma venda natural colocada em frente dos olhos dos que querem admirar o horizonte. Se não existissem montanhas não existia a vontade de avançar. Os homens avançam para ver o que está do outro lado da montanha. Se não existissem montanhas não se teriam desenvolvido modalidades desportivas como os 100 metros e a maratona.

...sobre as muletas

A muleta é uma perna que se dispensa com mais facilidade aos outros. A muleta não precisa de sapatos. Se todos usassem muletas as sapatarias abririam falência. Quando se deita uma muleta para o lixo aumenta a procura de sapatos e, portanto, o seu preço.

...sobre o nevoeiro

O nevoeiro é um problema efémero de oftalmologia. Estar apaixonado é outro problema de oftalmologia efémero. Estar apaixonado por alguém durante dois anos é viver durante dois anos numa paisagem com nevoeiro. Num dia de verdadeiro nevoeiro a pessoa apaixonada corre sérios riscos de cair, pois dois nevoeiros sobrepostos correspondem à cegueira completa.

Uma cegueira, mesmo que efémera, nada vê.

...sobre o nó

O nó numa corda que prossegue na mesma direcção é apenas uma complicação desnecessária introduzida no percurso normal do raciocínio. O nó numa corda que faz inverter o sentido do percurso corresponde a uma questão bem colocada, e a esta corresponde uma nova investigação.

...sobre a luva

Uma luva é um objecto oco até ser calçada. Umas calças ou uns sapatos, o mesmo. O chapéu é um objecto oco até ser colocado na cabeça. Porém, os óculos não são objectos ocos. Um mealheiro é um objecto oco até estar cheio de moedas. A semelhança entre um mealheiro vazio e um chapéu pousado numa mesa ainda não foi devidamente desenvolvida. Principalmente quando o chapéu vai ser usado por um homem de negócios.

...sobre a ovelha

A ovelha só não é um animal carnívoro porque não come carne. A ovelha está sempre à beira de ser um animal carnívoro porque a qualquer momento pode começar a comer carne. Para a ovelha, não comer carne não é o mesmo que não voar. Há coisas que pode fazer e não faz, e há coisas que simplesmente não pode fazer. Assim, a ovelha não é quase um animal voador, mas é quase um animal carnívoro.

Exclusivos