NMJá fez a sua mamografia? É o meio mais eficaz para detetar o cancro da mama a tempo e horas de ser tratado e curado e as novas tecnologias de imagem - agora a 3D - permitem identificar pequenas alterações cada vez mais cedo. Mas em Portugal escasseia a prevenção, falha a organização e compromete-se a qualidade do diagnóstico, diz um dos nossos maiores especialistas.
NMCosmética natural Cansadas da correria, voltaram costas à vida agitada nas grandes cidades e abraçaram novas formas de vida em locais mais tranquilos. E abraçaram outro ofício também, diferente das áreas em que estudaram: o fabrico de cremes, pomadas, bálsamos, óleos e sabões artesanais de produção biológica.
NMAmor-Crónica«O amor é uma luz que não deixa escurecer a vida.» Assim pensava Camilo Castelo Branco, após anos de experiências exaustivas com a vida, o objecto científico dos que estudam isto de se ser humano.
NMO plagiador ao contrárioAquele que viria a ser o escritor americano Kurt Vonnegut estava em fevereiro de 1945 na fronteira oriental da Alemanha. Soldado, foi apanhado pelos alemães e metido num campo de prisioneiros na cidade de Dresden. Naquela altura da guerra a Alemanha já não era um prodígio de organização e o campo de prisioneiros era o matadouro que antes abastecia a cidade. Foi lá, através de paredes desmoronadas - Dresden-1945 é só isso, paredes desmoronadas -, foi lá que ele assistiu ao bombardeamento feito pelos seus, os Aliados, em cima dos outros, o inimigo. Ver estas coisas de baixo, qualquer que seja a nossa posição moral ou ideológica sobre o que levou àquilo, ajuda a perceber o mundo. O mais conhecido livro que Vonnegut escreveu, Matadouro 5, é sobre esse olhar.
NM«Foi você que pediu um Porto Ferreira?» O anúncio é velhinho, quando ainda nem se sonhava com facebooks e redes sociais, mas traduz bem o futuro que se desenha para o marketing e a publicidade da era digital. À medida do consumidor e adivinhando-lhe, com base científica, os desejos. No aniversário do Facebook, falámos com um especialista sobre este admirável (ou assustador?) mundo novo.
NMPara si, que dá umas chapadas à sua mulher Pensei muito antes de lhe escrever uma carta destas. Não queria fazê-lo de ânimo leve. Ou, pior ainda, de cabeça quente, depois de ler um qualquer artigo sobre violência doméstica, sobre casas de abrigo para mulheres maltratadas, sobre um julgamento em que um homem foi condenado e uma mulher recebeu uma indemnização miserável ou sobre filhos que crescem em ambientes descompensados. Já ando com esta ideia na cabeça há uma série de tempo e não sabia bem como fazê-lo, porque queria ter a certeza que isto chegava a bom porto. Queria ter a certeza que a leria. Que você a leria. Espero que o título tenha captado a sua atenção.
NMSelfbookDiz-me o Facebook que me juntei a ele no dia 23 de Agosto de 2007, três anos depois de ele se dar a conhecer ao mundo. Com a Deolinda em força no Myspace, estava ciente da crescente importância das redes sociais na rotina diária de muitos utilizadores da Internet e, principalmente, de uma das suas melhores características: o facto de permitir a qualquer músico poder mostrar o seu trabalho a um número massivo de pessoas, sem que para isso fosse necessário grande investimento financeiro ou estar formalmente ligado a uma editora ou agência que tratasse da promoção. Aderi, sem hesitar. E aderiu a Deolinda, também, quase ao mesmo tempo.
NMO poder dos hábitos Foi a pesquisar para o seu livro A Força do Hábito que Charles Duhigg percebeu que tinha uma má rotina: comer um bolo no bar todas as tardes, o que lhe valeu uns quilos a mais. O facto de ter conseguido educar-se deu-lhe alento. O autor quer agora ajudar os outros a entender como um hábito funciona e pode ser mudado.
NMO verdadeiro segredo de uma superatriz Estreia na quinta-feira Um Segredo do Passado, mais um grande papel para Kate Winslet. A atriz de Titanic esteve com a Notícias Magazine em exclusivo nacional e fala com o coração. Sobre o filme, sobre a arte de representar e sobre cirurgias plásticas, que abomina.
NMAmor é trabalhar juntos Quatro casais, quatro histórias de amor e de sucesso profissional. Juntos, porque nestes romances da vida real nada se conjuga em separado. Principalmente com o Dia dos Namorados à porta.
NMO tempo para ser rebeldeEsta polémica das praxes teve um efeito mau em mim. Fez-me sentir velha. Pela primeira vez na vida usei a expressão «No meu tempo...». Até aqui, sempre que essa expressão me vinha à cabeça estava acompanhada pela frase que a Mafalda, a da banda desenhada do Quino, dizia ao pai quando lha ouvia: «Este ainda é o teu tempo, não?» Para responder à Mafalda: não, este não é o meu tempo.
NMDo picadeiro para a fábrica Liliana Serra criou uma marca de moda para equitação que é mais flexível, resistente, confortável e que até tem um aroma que acalma os cavalos. A história da Bellator é também uma história da superação do desemprego e desilusão com a indústria têxtil.
NMViagem ao princípio da moda É cabo-verdiana mas foi pioneira das passerelles em Portugal. A fantástica história de Gertrudes Évora, uma secretária que chegou a manequim antes do 25 de abril, desfilou para Ana Salazar e Augustus, até que decidiu estabelecer-se como designer de moda. Trabalha em Lisboa, no mesmo atelier, há quase trinta anos.