Na Joaquim Chaves Saúde, os doentes oncológicos são a prioridade

No mês dedicado à consciencialização para o cancro da mama, o grupo de saúde privado apresenta uma abordagem ampla e global ao tratamento de doenças oncológicas, bem como um novo Centro Oncológico da Mama. O objetivo? Salvar ainda mais vidas.

Nas últimas décadas, muito se avançou em direção a um tratamento eficaz e humanizado do cancro. A inovação é a base de todos os desenvolvimentos, colocando a medicina mais perto de alcançar a cura para a doença. Na Joaquim Chaves Saúde, este é um caminho que se faz de pequenas e grandes vitórias graças a profissionais dedicados a colocar os seus pacientes em primeiro lugar.

Desde a fundação da sua primeira unidade, 20 anos se passaram, cheios de sucessos. "No total, são mais de 55 mil doentes tratados e mais de 1,2 milhões de tratamentos realizados, o que nos enche de orgulho por ter participado nesta luta, que também é nossa", afirma Guy Vieira, Diretor de Operações da Oncologia do grupo.

Instalados nos quatro cantos do país, faltava implementar uma abordagem tão abrangente como o cancro exige. "A doença oncológica tem múltiplos fatores na origem, diferentes características na composição e comportamentos díspares na evolução. Por vezes, até há mais do que um tumor em simultâneo, com origens e características diferentes", explica Guy Vieira.

A nova abordagem 360 graus ao cancro da mama, pele e próstata da Joaquim Chaves Saúde encara cada caso "de uma forma multidisciplinar" por "equipas de profissionais de saúde das várias áreas médicas e cirúrgicas" que definem entre si "a forma e armas mais apropriadas em cada etapa", refere. Na opinião do especialista, "numa luta em que a frente de combate se pode alterar a qualquer instante, só uma abordagem a 360 graus faz sentido".

Nova esperança para pacientes com cancro da mama

Esta estratégia ampla e global está na base do novo Centro Oncológico da Mama, "uma equipa de médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos que trabalham em conjunto para oferecer cuidados de excelência aos doentes de cancro da mama", explica Sara Carvalhal, Coordenadora da Consulta de Cirurgia Oncológica da Mama.

"Numa luta em que a frente de combate se pode alterar a qualquer instante, só uma abordagem a 360 graus faz sentido" - Guy Vieira

Entre estes profissionais está uma Gestora Oncológica, cuja responsabilidade é acompanhar e esclarecer os pacientes sobre a doença e os serviços diferenciadores que têm ao seu dispor. Além da realização dos "exames necessários para o adequado e atempado diagnóstico e estadiamento do cancro da mama", há várias opções de tratamento em cima da mesa, desde a quimioterapia e radioterapia a terapêuticas inovadoras, como a imunoterapia e a alvo. Adicionalmente, as cirurgias oncológica e oncoplástica estão disponíveis na Clínica Cirúrgica de Carcavelos. Os doentes também podem aceder a consultas de Psicologia Oncológica, Nutrição Oncológica e Cardio-Oncologia.

Com esta abordagem abrangente e o novo Centro Oncológico da Mama, o principal objetivo da Joaquim Chaves Saúde é "garantir o melhor tratamento ao doente, assegurando uma resposta célere e muito próxima deste e da sua família", declara Sara Carvalhal. E é justamente isso que têm conseguido. "Estamos a contribuir para um aumento significativo da sobrevida destes doentes", assegura Guy Vieira.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG