Voos de e para França cancelados entre terça e quinta

Metade dos voos previstos com origem e destino em França deverão ser cancelados entre terça-feira e quinta-feira devido à greve dos controladores aéreos franceses contra o projeto da Comissão Europeia para a criação do Céu Único Europeu.

De acordo com fonte oficial da TAP, o protesto de três dias dos controladores aéreos franceses deverá levar as companhias aéreas, incluindo a transportadora portuguesa, a reduzir para metade as ligações previstas com origem e destino em França e poderá haver ainda atrasos e perturbações em outras rotas devido à limitação do espaço aéreo europeu.

Neste contexto, fonte oficial da companhia aérea portuguesa aconselha os passageiros que possam adiar as reservas a evitar viajar nestes três dias.

Os trabalhadores europeus do setor da navegação aérea vão manifestar-se contra as políticas que a Comissão Europeia está a preparar, no âmbito do projeto do Céu Único Europeu, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública, mas também os governos e os políticos, para a "gravidade" do pacote de medidas que está a ser preparado.

Em Portugal, a Comissão de Trabalhadores da NAV Portugal decidiu apoiar esta iniciativa promovida pela Federação Europeia dos Transportes, assim como exigir ao Governo, ao Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) e à administração da empresa uma posição clara e inequívoca relativamente às intenções da Comissão Europeia.

Em causa, segundo os trabalhadores europeus, está a perda de soberania dos Estados na gestão dos seus espaços aéreos e estão em risco milhares de postos de trabalho, em particular nos países periféricos da União Europeia.

De acordo com o comunicado da comissão de trabalhadores da NAV Portugal, a questão agrava-se pela forma como a Comissão tem "conduzido este processo, à margem de um efetivo diálogo social, ignorando todos os seus interlocutores".

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG