Voltou o Sol, atenção às radiações UV

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e no barlavento algarvio durante a tarde, e temporariamente nas terras altas.

Está também prevista a possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, descida da temperatura mínima, em especial nas regiões norte e centro e subida da temperatura máxima nas regiões do interior centro e sul.

Nos Açores prevêem-se períodos de céu muito nublado com boas abertas para a tarde, aguaceiros fracos e dispersos e vento fraco.

Para a Madeira, prevêem-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e durante a manhã e vento fraco a moderado de noroeste, rodando gradualmente para nordeste, tornando-se moderado a forte nas terras altas a partir do meio da tarde.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Bragança e em Angra do Heroísmo prevê-se uma máxima de 24 graus Celsius, no Porto, Viana do Castelo, Viseu e Sagres 21, Faro e Évora 29, Beja e Castelo Branco 28, Guarda 20, Funchal, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores 25.

Risco extremo no Funchal

A região do Funchal apresenta hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) enquanto o resto do país está com risco muito alto, de acordo com o IPMA.

Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Ponta Delgada estão com risco muito alto de exposição à radiação UV, alerta o Instituto.

Por isso, o IPMA aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e a evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG