Vive-se melhor em Lisboa do que em Nova Iorque
Europa continua a dominar a lista, com Viena no topo. Capital portuguesa sobe dois lugares para 41.º graças ao ambiente económico e sociocultural. Bagdade está em último.
Os lisboetas têm cada vez mais qualidade de vida, especialmente no que diz respeito ao ambiente económico e sociocultural e à disponibilidade de bens de consumo. Fatores positivos que colocam a capital portuguesa no 41.º lugar - uma subida de duas posições em relação ao ano passado - do ranking melhores cidades para viver, elaborado pela consultora Mercer. A lista que avalia a qualidade de vida de mais de 440 cidades coloca em primeiro lugar Viena.
O estudo, realizado anualmente, analisa 39 critérios como os serviços bancários, de saúde, a liberdade individual ou a poluição. Critérios que colocaram Lisboa à frente de Chicago (43.º) ou Nova Iorque (44.º). Mas ainda há aspetos a melhorar: a cidade das sete colinas tem ainda problemas de congestionamento de tráfego, deficiências nas facilidades aeroportuárias e poluição atmosférica.