Vantagens e desvantagens de levar o telemóvel para a escola

Quais são os prós e contras de os alunos levarem o telemóvel para a escola? O mundo de informação que abre é um dos prós. Nos contras surge a perda de autonomia

PRÓS

Fins pedagógicos
Os smartphones são um excelente instrumento de trabalho e por isso são utilizados em muitas salas de aula para fins pedagógicos, até porque nem todas as escolas têm os computadores necessários disponíveis.

Fonte de informação
É infinito o mundo que um telemóvel oferece, sendo um excelente instrumento de pesquisa e de trabalho.

Estímulo
Os jogos e APP instalados nos smartphones estimulam o cálculo mental e o raciocínio abstrato.

Transmite segurança
Tendo um telemóvel, as crianças sentem-se mais seguras porque sabem que lhes é possível comunicar em situações de emergência. Facilita a comunicação com os pais.

Organização
As funcionalidades disponíveis num telemóvel permitem ao aluno organizar a sua vida escolar sem desculpas, anotando datas de testes, trabalhos, etc.

CONTRAS

Deixam de resolver problemas
Com um telemóvel à mão, à mínima questão, as crianças ligam aos pais, quando em primeira instância deviam ser eles resolver. E o que faria parte da aprendizagem.

Falta de autonomia
Muitos pais oferecem telemóveis aos filhos apenas para os controlarem. Os especialistas dizem que resulta em controlos excessivos por parte dos progenitores e reduz a autonomia dos miúdos.

Menos sociáveis
O uso dos telemóveis, nomeadamente nos intervalos das aulas, pode levar a que os jovens comuniquem menos uns com os outros.

Perigos
As crianças acedem à net através dos smartphones sem qualquer noção dos perigos que podem correr ao entrar em certos sites e contas. Pais e a escola devem alertá-los para isso.

Cábulas
Os telemóveis são um novo instrumento para os alunos levarem cábulas para os testes. Os professores veem este facto como uma desvantagem, enquanto alguns estudantes o consideram uma vantagem...

Distrações
O telemóvel é um mundo inteiro à disposição e muitos alunos, mesmo na sala de aula, não resistem a jogar, enviar mensagens, navegar na net...

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG